quinta-feira, 30 de agosto de 2012

informação... [andam coisas estranhas a acontecer no portal do governo...!].. àcerca da iniciativa 'o meu movimento'.. da apevt... via fb...!

declaração de interesses [apesar de não a ter divulgado aqui]... apoiei o movimento...!

"COMUNICADO APEVT
(às 00:15 do dia 30/08/2012)
Tal como é de conhecimento público, a APEVT criou o movimento “Em defesa da disciplina de EVT” na 2ª edição da iniciativa do Portal do Governo intitulada “O Meu Movimento”. Tendo já participado na primeira edição desta iniciativa, na qual fomos finalistas e acabámos em 2º lugar, acresce-nos alguma experiência acumulada nesta iniciativa do Portal do Governo, a qual louvamos pois permite a todos os cidadãos criarem o seu movimento, partilhá-lo e angariar apoiantes para que, no caso de ser o mais votado, poder expor os seus fundamentos numa audiência com o Primeiro-Ministro.
Tudo decorria de forma normal até ao início da manhã do dia 29 de setembro de 2012. Mais de uma centena de movimentos criados e votações dentro daquilo que é o padrão normal e que era constatado também na primeira edição desta iniciativa. Até que, pela manhã deste dia, numa atualização feita à página dos movimentos “mais populares” verificámos que existiam 8 movimentos que, no espaço temporal que decorreu numa madrugada, passaram de menos de 100 apoiantes para mais de 500!... E ao final da noite do mesmo dia 29 conseguem, em muito menos de 24 horas, angariar mais de 1000 apoiantes, algo que poucos conseguiram e em várias semanas!
Conhecendo como conhecemos os fluxos de votações desta iniciativa, achámos muito estranho tal acontecer. A via mais direta que havia era contactar via facebook da iniciativa os seus responsáveis e denunciar esta situação considerada por nós anómala e estranha. Foi enviada essa mensagem privada. No entanto, não tendo obtido resposta, depois das 21 horas do dia 29/08/2012, contactámos telefonicamente um dos responsáveis desta iniciativa. Valia a situação de se ter o contacto direto por já termos sido finalistas da anterior edição. Foi-nos comunicado que já existiam 3 denúncias relativamente a essa situação e que durante toda a noite os técnicos informáticos iriam trabalhar sobre esse problema.
A situação que atualmente se verifica é que, estranhamente, existem 8 movimentos que a cada hora que passa cresce de forma continuada a sua votação. Conhecedores que somos das tendências de votação e fluxos de votos/apoiantes, esta situação é por demais evidente ser estranha. Dá a sensação que alguém deverá ter uma máquina virtual a trabalhar na rede que cria automaticamente registos de utilizador e faz a distribuição de votos/apoiantes nesses 8 movimentos.
A APEVT reafirma CLARAMENTE que lamenta profundamente esta situação e é solidária com os criadores e apoiantes desses 8 movimentos que, acreditamos, nada têm a ver com esta situação anómala que se está a passar.
No sentido de repor a verdade, e no seu livre exercício de cidadania responsável, a APEVT contactou os responsáveis da iniciativa “O Meu Movimento” no sentido de se apurar o que se está a passar e repor toda a verdade, pois consideramos que algo anormal se está a passar.
Para que possam ter uma ideia, podemos fornecer-vos alguns dados que fomos recolhendo e analisando ao longo do dia de hoje. Recusamo-nos a referenciar o nome dos 8 movimentos por acreditar nos princípios que defendem e, mais, certamente serão completamente alheios a esta situação que, também para eles, deverá ser muito estranha e até nefasta.
A APEVT, sempre com uma postura exemplar, profissional e responsável, denunciou esta situação e espera a reposição da verdade dos factos, aguardando alguma decisão que nos foi assegurado, nos ser comunicada.
Terminámos apresentando as várias imagens da página dos movimentos mais populares, retiradas com a frequência que a data e hora dos ficheiros de imagens assim assinalam para que assim possam compreender o que está em causa. Podem ver todas essas “screen captures” neste álbum: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.421487151231021.94757.155594171153655&type=1 sendo que em cada imagem tem a referência de data e hora a que foram realizadas.
A APEVT é solidária com todos os movimentos que, de qualquer forma, tenham sido prejudicados e usados numa iniciativa que tentou desvirtuar a própria iniciativa “O Meu Movimento”
."

daqui.

actualização via notícia do publico... aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário