sexta-feira, 31 de agosto de 2012

opinião... das (ir)responsabilidades de quem nos governou até ao momento... jotinhas...?... não... senhores doutores...!... de nuno garoupa... no jornal económico...!

"(1) Diz-se que, nas últimas décadas, Portugal tem sido governado por jotinhas. Profissionais da política sem qualquer outro percurso profissional. Gente com licenciaturas ao domingo, por correspondência, ou por mérito obtido em ranchos folclóricos. Especialistas na táctica e na sobrevivência dentro do aparelho partidário, mas sem uma dimensão ou estatura intelectual para pensar um país. Educados no tráfego de influências e economicamente dependentes dos lóbis, são uma classe política sem qualquer independência para reformar Portugal. Fortes com os mais fracos, são muito fracos com os mais fortes.

Tudo verdade. Mas quem anda um pouco esquecido até pode pensar que os nossos problemas só começaram com Sócrates ou Passos. Sem dúvida que os Drs. ou Engs. das licenciaturas modernas lusófonas que nos governam prestaram e prestam um péssimo serviço ao país, mas as profundas deficiências estruturais da economia e da democracia portuguesa não foram criadas por eles. Elas foram herdadas dos senhores professores doutores, dos Drs. ou Engs. das licenciaturas sérias da "Ivy League" portuguesa. Uma geração que desperdiçou os fundos estruturais para construir um estado onde enriqueceram, engordaram, expandiram o sector empresarial do Estado para acumular salários milionários, legalizaram o roubo com o nome de PPP (que agora aparecem a renegociar em nome do lado beneficiado), passaram ao sector privado para rentabilizar o tráfego de influências. Mais velhos, acumulam pensões pelo "grande" serviço público prestado e debitam moralidade nos noticiários das nove ou das dez (enquanto choram as pensões de miséria dos mais carenciados). Os jotinhas serão porventura maus. Mas os senhores doutores foram certamente muito mais daninhos
."

Sem comentários:

Enviar um comentário