segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

opinião... reavaliar a troika... de medeiros ferreira... no cm...!




"É uma boa e paradoxal notícia para quem está ‘sob resgate’ financeiro, sobretudo se a tendência se mantiver. Há quem diga que tudo se deve às frases do governador do BCE, desde a promessa de compra de títulos no mercado secundário até à previsão feita de um ‘contágio positivo’ entre países até aqui com problemas financeiros e que começam a ter de novo os favores dos mercados, como é o caso da Irlanda.

Parece tudo muito mal explicado, mas desde que se apelidou de ‘milagroso’ o renascimento económico da Alemanha e da Itália no pós-guerra que a ciência nem sempre explica tudo…

Seja como for, o ano de 2013 começou com sinais positivos que podem levar a troika a rever em baixa as taxas de juro praticadas, e a ter outro entendimento da evolução da situação financeira internacional. Para já, desde que Portugal foi obrigado a pedir o resgate através de um Memorando de Entendimento, que mais nenhum Estado o fez, e todos evitam, ou adiam, o dia em que o farão, à espera que as circunstâncias se modifiquem e que de novo os mercados se mostrem razoáveis. Isso é claro sem deixarem de corrigir os excessos.

Não sei se o governo de Passos Coelho já se deu conta do novo ambiente internacional que está a despontar. Mas talvez que sim. Daí essa pressa toda em cativar o FMI para os seus propósitos domésticos, como se sabe.

A esse propósito, o ‘Jornal de Negócios’ deu--nos conta de que os serviços do FMI enviaram uma Nota para a Rádio Renascença esclarecendo os distraídos que, como é óbvio, cabe aos portugueses decidir sobre o papel do Estado, assim como cabe às autoridades nacionais decidirem sobre o destino a dar ao relatório que o governo de Passos Coelho não só pediu, como ao qual forneceu copiosos comentários. Até o FMI é mais transparente do que este governo. Aliás, como tenho insistido aqui, a troika acabará por prestar contas do seu papel em tudo isto. A começar pelas taxas de juro exigidas aos Estados sob assistência."

aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário