sexta-feira, 26 de julho de 2013

coisas da educação [ensino privado na mira da pj... só agora...!]... professores acusam colégio rainha d. leonor de crime de acesso indevido a dados pessoais... na gazeta das caldas...!

"Policia Judiciária  nas Caldas investiga grupo GPS

Inspectores da Polícia Judiciária têm estado nas Caldas da Rainha no âmbito de uma investigação ao grupo GPS e a alguns dos colégios privados daquele grupo. Gazeta das Caldas apurou que a investigação, considerada “complexa”, decorre sob a égide da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, que mandou efectuar “diligências no terreno”, neste caso, nas Caldas da Rainha.

Em Janeiro passado, professores do movimento “Em Defesa da Escola Pública do Oeste” apresentaram queixa no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) contra o grupo GPS por “existirem fortes indícios de que dinheiros públicos na ordem dos milhões de euros (pertencentes a todos nós contribuintes) têm sido entregues ao longo dos últimos anos a colégios privados para serem aplicados no ensino, segundo critérios altamente lesivos para os interesses patrimoniais do Estado”.
A queixa baseava-se na reportagem da TVI “Dinheiros Públicos, Vícios Privados”, apresentada semanas antes naquela estação de televisão.

Em reacção, o grupo GPS fez saber, através de uma agência de comunicação, que iria processar criminalmente “todas as pessoas e entidades que difamem e coloquem em causa a honra e respeitabilidade do grupo, dos seus membros dos corpos sociais, das suas escolas e professores”.
A polémica em torno do financiamento dos colégios privados com contrato de associação com o Estado dura há praticamente um ano e tem sido alvo de inúmeros debates e discussões públicas, como ainda agora aconteceu na última Assembleia Municipal caldense.

No ano lectivo passado o Estado pagava cerca de 85 mil euros por cada turma atribuída aos privados
."


Sem comentários:

Enviar um comentário