terça-feira, 30 de julho de 2013

e, pelos vistos, não começa [nada] mal... [posse do novel presidente]... cne não deve ser 'oposição ao ministro', diz justino... no sol...!

"O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, afirmou hoje que não quer um conselho de "oposição ao ministro", nem preocupado com o seu bem-estar, e prometeu "lutar até ao fim" pela isenção e autonomia do organismo.

David Justino, que hoje tomou posse como presidente do Conselho Nacional de Educação, numa cerimónia no Salão Nobre da Assembleia da República, recordou em declarações aos jornalistas que quando foi ministro da Educação no governo de Durão Barroso não gostou de alguns pareceres emitidos pelo conselho, mas, disse, "é a vida".

"Acho que o CNE tem que emitir os pareceres não para fazer oposição ao ministro, mas para fazer um parecer fundamentado com critérios claros de sustentação das ideias. Se isso afecta o bem-estar ou mal-estar do ministro, nós não podemos pensar nisso. O CNE é um órgão autónomo e independente e é isso que lhe permite manter a isenção no seu trabalho. Essa característica vou lutar por ela até ao fim", assegurou.

No seu discurso de tomada de posse recuperou a metáfora de "construtor de pontes" que já tinha utilizado perante os deputados da comissão parlamentar de Educação, afirmando-se como um "conhecedor das margens" -- foi autarca, deputado, ministro, investigador e professor, que fez questão de sublinhar que nunca deixou de se -- e afirmou que as pontes em educação representam uma busca incessante de compromissos, "que se têm revelado tão difíceis".

David Justino quer que o CNE seja "uma ajuda" à tomada de "decisões sustentadas e fundamentadas" pelo Ministério da Educação e pelos deputados, na Assembleia da República, sem nunca desrespeitar divergências e ideologias e focando-se nos pontos comuns e de entendimento."


Sem comentários:

Enviar um comentário