sexta-feira, 26 de julho de 2013

mas qual é a admiração ? [dos exames nacionais]... só 7% dos alunos do 4.º ano tiveram positiva a português no exame da 2.ª fase... no público...!

"O Ministério da Educação e Ciência (MEC) não sabe ainda quantos alunos ficarão retidos no 4.º ano, mas os resultados da 2.ª fase das provas finais de Português e Matemática, divulgados nesta sexta-feira, são tudo menos animadores: a Língua Portuguesa houve apenas 7% de classificações positivas, contra 20% a Matemática.

A 2.ª fase dos exames envolveu apenas uma parcela dos alunos que não obtiveram aprovação nos exames da 1.ª fase, em Maio, ou que ficaram reprovados no final do ano lectivo pelos respectivos conselhos de turma. Dos 3189 alunos que realizaram a prova de Português, apenas 322 obtiveram aprovação, e dos 5296 que compareceram no exame de Matemática, só 1076 conseguiram nota igual ou superior a 3.

O MEC aguarda ainda que as escolas analisem os resultados “à luz das demais classificações dos alunos, para que se possa perceber quais serão os índices de aprovação”, indica um comunicado divulgado hoje pelo ministério.

O MEC recorda ainda que “os alunos só não obtêm aprovação se tiverem simultaneamente classificação final inferior a 3” a Português e a Matemática, ou se tiverem classificação inferior a 3 em Português ou em Matemática e “simultaneamente menção não satisfatória nas outras áreas disciplinares”. É, por isso, uma questão de contas. Se um aluno tiver tido negativa em ambos os exames, terá reprovado o ano, mas se tiver um dos dois exames positivos e uma menção satisfatória nas outras disciplinas do 4.º ano, transitará para o 2.º ciclo.

Não obstante o esforço de alunos e professores no prolongamento das actividades lectivas, “que permitiu que os alunos tivessem uma segunda oportunidade de melhoria de nota”, o ministério considera que os resultados agora conhecidos não são ainda satisfatórios e coloca inclusive a hipótese de repensar este novo modelo de apoio suplementar a alunos em dificuldades, que será alargado ao 6.º ano já no próximo ano lectivo.

“Quando forem conhecidos os resultados finais dos alunos e o impacto da medida na sua aprovação, essa informação será divulgada, e a forma de implementar o prolongamento será reavaliada com objectivo de a melhorar”, lê-se no mesmo comunicado.
Na 1.ª fase, realizaram os exames de Português e de Matemática cerca de 106 mil alunos. A média nacional a Português foi de 49%, subindo aos 57% a Matemática."


Sem comentários:

Enviar um comentário