sábado, 26 de outubro de 2013

atenção à mudança da hora... relógios atrasam uma hora esta madrugada... no sol...!

"A hora na União Europeia muda no próximo domingo, quando os relógios atrasarem 60 minutos, passando Portugal a estar alinhado com o tempo universal (tempo médio de Greenwich, TMG) e a viver um dia de 25 horas.

Com a chegada da hora de inverno, os portugueses terão de, na próxima madrugada, atrasar os relógios uma hora, quando forem 02h00. A única excepção é a região autónoma dos Açores, onde o atraso nos relógios acontece à 01h00. Os Açores já têm uma hora de diferença em relação ao continente (menos uma hora).

A partir de domingo e até à chamada hora de verão, quando no último fim de semana de Março os relógios adiantarem de novo uma hora, Portugal terá a hora igual ao tempo universal, o que quer dizer que está no fuso horário 0 (igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo), como lembrou à Lusa a astrónoma Suzana Ferreira, do Observatório Astronómico de Lisboa.

A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia no mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos "28" escolheram seguir as mesmas normas. Na Europa só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não atrasam os relógios uma hora no próximo domingo nem os adiantam em Março."


Sem comentários:

Enviar um comentário