sábado, 19 de abril de 2014

mas afinal isto é algum recado (?)... 'pensões: europa já usa indexadores' [a suécia desde os anos noventa...?]... no sol...!

...

"Na Europa, a Suécia foi o país que mais cedo avançou na indexação das pensões a critérios económicos. No início dos anos 90, fez uma ampla reforma em que os montantes das pensões passaram a ter em conta a evolução média dos salários e da esperança de vida.

Parte das contribuições dos trabalhadores passou a ser canalizada para fundos de investimento e a depender da evolução dos mercados. Quando há um desequilíbrio financeiro entre os activos dos fundos e as despesas com pensões, é feito um ajuste nas pensões. Em 2008, com a crise financeira e a queda das acções, isso reflectiu-se pela primeira vez numa redução nominal das pensões, o que gerou contestação entre os suecos - e uma pronta mudança na legislação para amortecer o corte nas pensões.

Outro país com um sistema indexado à economia é a Alemanha: o cálculo das pensões tem em conta os salários médios e os aumentos anuais são definidos tendo em conta a taxa de crescimento dos vencimentos
."

...

Sem comentários:

Enviar um comentário