sexta-feira, 18 de julho de 2014

informações [educação]... bolsas, atlas e códices... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Estímulo à investigação – Bolsas Gulbenkian

A Fundação Gulbenkian promove um programa que distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas – Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço –, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.

A bolsa destina-se a jovens envolvidos em trabalhos de investigação em instituições de investigação portuguesas, cuja idade seja inferior a 26 anos em 31 de dezembro do ano do respetivo concurso. Os concorrentes devem ter como habilitação mínima o grau de licenciado e não poderão ter obtido ainda o grau de doutor. As candidaturas decorrem até 19 de setembro de 2014.

Em 2014 são consideradas as seguintes áreas:
  • Matemática – Geometria Diferencial e Sistemas Dinâmicos
  • Física – Física de partículas e Física Fundamental e Física Computacional
  • Química – Química e Cérebro (Ano Europeu do Cérebro)
  • Ciências da Terra e do Espaço – Georrecursos e Ambiente e Instrumentação e Sistemas para Astronomia e Cosmologia.


O Gabinete das Maravilhas: atlas e códices dos melhores arquivos e bibliotecas do mundo

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo prorrogou a exposição "O Gabinete das Maravilhas" até 12 de setembro de 2014. Trata-se de uma magnífica seleção das primeiras, únicas e irrepetíveis edições que a converteram na mais prestigiada editora de fac-símiles de todo o mundo.
Entre eles, figuram dois dos manuscritos mais belos da história do Oriente. De origem turca, o Livro da Felicidade é uma compilação de tratados científicos e astrológicos em torno do conceito da felicidade. O Lazzat al-nisâ (O prazer das mulheres) é, por sua vez, uma tradução persa do Kokaśăstra, que contém a descrição dos quatro tipos de mulheres e indica os dias e as horas em que cada um deles está mais propenso ao amor.

Entre as obras expostas na Torre do Tombo encontra-se também o Splendor Solis, considerado o mais belo tratado de alquimia alguma vez produzido. Nele estão expostas as chaves da cabala, da astrologia e do simbolismo químico, ao longo de 22 fólios ilustrados em página inteira.

A exposição decorre na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, Lisboa.


Visitas ao Palácio de Belém

As visitas guiadas ao Palácio de Belém têm agora com um novo horário: todos os sábados, entre as 10h30 e as 16h30.

Estas visitas, conduzidas por técnicos do Museu, dão-lhe a conhecer a história deste monumento, num percurso que inclui toda a ala protocolar (sala das Bicas, sala de Jantar, sala Dourada, sala Império, sala dos Embaixadores), a Capela e o Gabinete Oficial do Presidente da República. No exterior do Palácio, percorra os jardins centenários e conheça as memórias de um lugar que foi, outrora, local de veraneio de reis e parque zoológico tropical.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário