quinta-feira, 3 de julho de 2014

informações [educação]... cinema, portugal, primeira guerra mundial e pintura... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Plano Nacional de Cinema

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme Despacho n.º 15377/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 26 de novembro de 2013, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE).


Portugal e a Grande Guerra

A exposição Portugal e a Grande Guerra, que pretende assinalar a passagem do primeiro centenário do início do conflito mundial, foi desenvolvida por uma equipa de investigação do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH-UNL), com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal, e organiza-se em torno de dez núcleos temáticos: Portugal e a Guerra; Guerra e Paz: Diplomacia e Relações Externas; Guerra em África; Guerra na Europa – Flandres; Nas trincheiras; Frente interna; Crise/Questão social; Medicina; Arte e Letras; e Memória, que cruzam bibliografia, documentação e iconografia.

A Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a exposição até 31 de julho de 2014.


Pontos de Vista – Coleção Revisitada do Museu da Guarda

O Museu da Presidência da República, em parceria com a Direção Regional de Cultura Centro, promove, na cidade da Guarda, uma exposição de artes plásticas com obras do Museu da Guarda, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano têm lugar na cidade da Guarda.

Pontos de Vista – Coleção revisitada do Museu da Guarda resulta de uma seleção representativa da coleção de pintura do Museu da Guarda. Reúne cerca de 70 pinturas de autores portugueses do século XVI e dos séculos XIX e XX.

Dividida em três núcleos (retrato, paisagem e pintura religiosa), esta exposição conta com obras da autoria de alguns dos mais relevantes artistas plásticos nacionais: Columbano Bordalo Pinheiro, Carlos Reis, António Carneiro, Adelaide Cruz, Eduardo Malta, Eduarda Lapa, Veloso Salgado, Falcão Trigoso, João Vaz entre outros.

A exposição está patente até 9 de dezembro de 2014, na Galeria de Arte do Paço da Cultura, Guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário