sexta-feira, 4 de julho de 2014

informações [educação]... francês, ourivesaria e jardins... no boletim do cirep...

Informações Gerais

ÉtéFrançais. Encontro Nacional de professores de Francês

A acção de formação ÉtéFrançais. Encontro Nacional de professores de Francês, que decorre de 22 a 24 de julho de 2014, está acreditada na modalidade Curso de Formação, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), através do Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul e ao abrigo do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para os grupos de recrutamento 210 do 2º Ciclo do ensino básico e dos Grupos 300 e 320 do 3º Ciclo do ensino básico e ensino secundário.

As inscrições terminam a 10 de julho de 2014 e estão condicionadas a lugares sobrantes.


O Brilho da Fé - ourivesaria sacra em Bragança

O Museu da Presidência da República, em parceria com a Diocese de Bragança-Miranda e o Museu do Abade de Baçal, promove a exposição O Brilho da Fé – ourivesaria sacra em Bragança, até 7 de setembro de 2014, no Palácio da Cidadela de Cascais.

Esta mostra reúne peças de ourivesaria e arte sacra provenientes da Diocese de Bragança-Miranda (Igreja da Antiga Sé; Igreja de São Vicente; Igreja de Santa Maria; Igreja de Santa Clara) e dos Museus do Abade de Baçal, de Arte Antiga e do Soares dos Reis, que detêm, nos seus acervos, um conjunto significativo de obras com origem no Paço Episcopal e Seminário da Diocese.

Para além do valor intrínseco das peças apresentadas, O Brilho da Fé esclarece e contextualiza a função desempenhada por cada uma dessas peças na liturgia católica: cálices, turíbulos, navetas, custódias, píxides e outras.


Uma história de jardins - A sua arte na tratadística e na literatura

Decorre na Biblioteca Nacional de Portugal, até 31 de julho de 2014 uma exposição visa dar a conhecer ao grande público o valioso acervo de livros sobre jardins conservados na Biblioteca Nacional de Portugal.

A mostra, distribuída por cinco núcleos, vai tornar visível as imagens, os conteúdos, os autores, as edições e as ideias sobre a arte dos jardins que circulavam em Portugal na Idade Moderna.

A exposição será complementada por um catálogo, uma edição conjunta da Biblioteca Nacional de Portugal e do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA).


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário