segunda-feira, 7 de julho de 2014

informações [educação]... música, arte portuguesa e grande guerra... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Terceira edição do Concurso Todos Contam - Candidaturas até 16 de outubro

Está a decorrer a 3.ª edição do “Concurso Todos Contam”, dirigido a Agrupamentos de Escolas e a Escolas não agrupadas, bem como a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

Pela 1ª vez o concurso abrange a Educação Pré-Escolar.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 16 de outubro de 2014.


Incursões – Arte Portuguesa Contemporânea, Coleção António Piné

Incursões – Arte Portuguesa Contemporânea, Coleção António Piné resulta de uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias, detentora da coleção.

Movido por um intenso gosto pela arte, António Piné, natural do distrito da Guarda (Pinhel), farmacêutico de profissão, constituiu ao longo dos anos uma significativa coleção de pintura e escultura, que integra obras nacionais e internacionais, produzidas entre as décadas de 1940 e 1990.

Para esta mostra foram selecionados alguns trabalhos ilustrativos das correntes estéticas que caracterizaram a arte portuguesa a partir da segunda metade do século XX. Paula Rêgo, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Cruzeiro Seixas, Julião Sarmento e Rui Chafes são alguns dos artistas representados nesta exposição.

O discurso expositivo organiza-se em torno de seis núcleos: abstracionismo lírico, surrealismo, neofigurativismo, experimentalismo, conceptualismo/pós-conceptualismo e desmaterialização/não objetualização.


Diário da Grande Guerra : testemunhos portugueses

No ano em que se assinalam os 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a Biblioteca Nacional de Portugal empreende a tarefa de digitalizar e disponibilizar documentação da época relacionada com a participação portuguesa no conflito - livros, imprensa, iconografia, mapas, música impressa, espólios - com principal enfoque nos testemunhos dos portugueses que viveram de perto aqueles momentos da história.

O sítio web Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses será atualizado mensalmente, até novembro de 2018.

Ao longo de cada mês, oferecerá as primeiras páginas dos jornais diários de há 100 anos, postais e cartazes da época, testemunhos do desenrolar dos acontecimentos ao longo de 1914-1918, oferecendo a visão portuguesa de um conflito que determinou uma viragem no mundo.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário