domingo, 6 de julho de 2014

interessante [não vá é ser o lançamento de um novo pte 'sem suporte']... parceria em projecto educativo inovador entre a fcg e a samsumg... na fundação calouste gulbenkian...!

"A Fundação Calouste Gulbenkian e a Samsung assinaram esta manhã um protocolo para viabilizar um projeto-piloto destinado a promover mudanças na aprendizagem, ao nível do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. 


Este projeto, desenvolvido pelo Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações, tem a duração de seis anos e visa integrar novas aptidões e competências no currículo escolar exigidas por um mundo em rápida mudança e que o atual modelo educativo não tem conseguido acompanhar.

A colaboração da Samsung nesta iniciativa traduz-se na doação de equipamento informático às escolas envolvidas no projeto, incluindo 186 tablets para uso dos alunos e professores. Este projeto insere-se no programa de responsabilidade social da Samsung em Portugal, na área da Educação, iniciado em 2013. A seleção dos equipamentos doados levou em consideração a idade dos alunos, o contexto social e escolar e a possibilidade do seu uso em casa para atividades educativas.

Artur Santos Silva, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, exprimiu a sua satisfação pela celebração do protocolo, congratulando-se por este novo passo de uma importante colaboração com a Samsung iniciada no ano passado com o Centro Interpretativo do Jardim Gulbenkian, totalmente equipado com material tecnológico oferecido por esta empresa. Sublinhando a relevância desta iniciativa para escola do futuro, Santos Silva defendeu a importância dos equipamentos tecnológicos nas escolas a par da formação dos professores, tão importantes para o desenvolvimento do ensino. Jong Soo Kim, presidente da Samsung Portugal, reforçou a ideia de que se deverá apostar formação dos professores, fundamentais para garantir o sucesso da iniciativa, considerando este projeto um pequeno mas importante passo para a criação da escola do futuro.

Duas turmas de três agrupamentos escolares do país, situados nos distritos de Beja, Évora e Portalegre, foram escolhidas para dar corpo a esta experiência pedagógica apostada em preparar os jovens para os desafios complexos que os esperam, designadamente do mercado de trabalho que vierem a encontrar.

A Fundação Gulbenkian convidou uma equipa da Universidade de Évora, liderada por José Verdasca, que coordenará o projeto. O mesmo será também acompanhado por um conselho consultivo constituído por vários especialistas na área educativa."



Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Enviar um comentário