quinta-feira, 7 de agosto de 2014

informações [educação]... biologia, mobilidade e arqueologia ... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Bolsa de investigação para mestre | Área Científica – Ciências Biológicas - Genómica

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto de investigação e desenvolvimento "Os 'Pardais de Darwin' – um novo modelo para o estudo da especiação da natureza?", (EXPL/BIA-EVF/2372/2013), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional de Fatores de Competitividade (POFC).

As candidaturas decorrem até 15 de agosto de 2014.


Semana Europeia da Mobilidade
Realizam-se, entre 16 e 22 de setembro próximos, a 13.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e 15.ª edição do Dia Europeu sem Carros (DESC).

Estas iniciativas, este ano subordinadas ao lema "As nossas ruas, a nossa escolha", visam proporcionar aos cidadãos e entidades públicas e privadas uma oportunidade de reflexão sobre a urgência de uma melhoria da qualidade de vida nas cidades através da implementação de medidas de requalificação do espaço público, que privilegiem o uso de meios suaves de transporte, como a bicicleta, a pedonalização ou a partilha de automóveis, em detrimento do uso individual do carro.


EXPLORAÇÕES
 O Egipto na Arte de Susan Osgood

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe, até 14 de setembro de 2014, uma exposição que combina o trabalho de desenho técnico e científico com a expressão artística da especialista norte americana Susan Osgood. Esta exposição individual consiste numa visão ecléctica de Arte e Arqueologia, os dois mundos da artista.

No trabalho arqueológico destacam-se os desenhos dos ataúdes soberbos provenientes do túmulo KV 63, o primeiro a ser descoberto no Vale dos Reis desde a descoberta do túmulo de Tutankhamon, em 1922. Osgood trabalha como artista epigráfica na Missão Epigráfica da Universidade de Chicago em Luxor e os seus desenhos mais recentes de relevos de templos são também incluídos na exposição.

A exposição integra trabalhos de arte contemporânea, incluindo esboços de viagens e várias séries de intrigantes pinturas e impressões. As suas inspirações são variadas: grafitis antigos, um antigo mapa do Médio Oriente cartografado pelo Grande Idrisi e as suas muitas experiências de mais de trinta anos de trabalho e de viagem pelo Egipto.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário