quarta-feira, 27 de agosto de 2014

informações [educação]... cidadania, sustentabilidade e energia... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Projeto NÓS PROPOMOS! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal, promove pelo quarto ano consecutivo o Projeto "Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica", apoiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.

Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país. Dirige-se, prioritariamente, a alunos e professores de Geografia do 11º ano, podendo ser alargado a outros níveis do Ensino Secundário, como o 12º ano.

O segundo período de candidatura das Escolas, para 2014/15, decorre de 1 a 15 de setembro de 2014.


Caça-Desperdícios de Energia

A DECOJovem está a preparar uma campanha que deverá decorrer entre setembro de 2014 e janeiro de 2016, intitulada "Caça-Desperdícios de Energia".

Com equipas regionais destacadas para todo o país e o recurso a uma estratégia de comunicação criativa, a campanha irá desenvolver um conjunto de ações e produzir materiais informativos, começando por sensibilizar os consumidores para os consumos em modo stand-by e off-mode (também conhecidos como "consumos fantasma"), fazendo a associação com o filme "Caça-Fantasmas".

Com esta campanha, a DECOJovem pretende:
- Informar e sensibilizar os alunos para o uso responsável e eficiente da energia elétrica;
- Mobilizar e motivar os alunos para a alteração de comportamentos no consumo eficiente de energia elétrica;
- Promover hábitos e atitudes de consumidores energeticamente eficientes.

Os Caça-Desperdícios de Energia também realizarão animações dirigidas aos alunos do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e ensino secundário. As animações em registo “stand-up comedy” serão uma paródia ao universo dos “Caça-Fantasmas” - “A Caça ao Fantasma do Desperdício da Energia”.

A campanha vai ter um sítio próprio, onde será promovida uma competição on-line de vídeos de sensibilização à comunidade sobre a eficiência energética, com atribuição de prémios aos vencedores.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário