terça-feira, 5 de agosto de 2014

informações [educação]... investigação e bolsas, panteão e mostras... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Concurso para bolsa de investigação para doutorado (Alterações Climáticas)

A Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa abre concurso para uma bolsa de investigação para doutorado no âmbito da instituição de investigação e desenvolvimento Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço – SIM (UI 4006), financiado pela FCT/MEC.

A bolsa tem início previsto para 1 de setembro de 2014, com a duração prevista para seis meses e 15 dias. O período de candidaturas decorre até 11 de agosto de 2014.


Exposição virtual: o Panteão Nacional e outros mausoléus na Torre do Tombo
O Panteão Nacional, acolhendo os túmulos de grandes vultos da História portuguesa, ocupa o edifício originalmente destinado para a igreja de Santa Engrácia. As famosas obras de Santa Engrácia começaram por volta de 1570, mas o edifício só foi concluído e inaugurado em 1966.

Sempre que é feita uma trasladação para o Panteão Nacional, a Torre do Tombo deve receber um exemplar do documento oficial que testemunha esse acontecimento. Existem, também, muitos outros documentos sobre semelhantes casos de trasladação e deposição dos corpos, seja de membros da família real ou de outras pessoas de relevo, em diferentes mausoléus e túmulos em Portugal.


Álvaro Salema – Joaquim Namorado: cultura e intervenção
Decorre até 20 de setembro de 2014, na Biblioteca Nacional de Portugal, uma mostra sobre Álvaro Salema e Joaquim Namorado.

Álvaro Salema (1914-1991) e Joaquim Namorado (1914-1986) foram, além de personalidades corajosas na sua oposição ao Estado Novo, importantes críticos literários e ensaístas que, desde jovens, marcaram a cultura portuguesa como homens de letras comprometidos. Não obstante os pontos menos visíveis de um trabalho intelectual de retaguarda de cada um destes escritores, a mostra procura estabelecer a trajetória diferenciada de ambos.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário