sexta-feira, 8 de agosto de 2014

tecnologias... 'pode uma criança de 6 anos saber mais do que um adulto?'



no expresso diário...

"Um estudo inglês mediu o quociente digital da população e mostrou como um miúdo da primária percebe tanto de novas tecnologias de comunicação como um adulto de 45. Não se estranha se se pensar que os bebés de hoje aprendem mais rapidamente a manusear um tablet do que a andar ou falar
TEXTO ISABEL LEIRIA

um mundo onde praticamente já não se vive sem Internet, telemóveis e outros gadgets, há um grupo da população que leva um avanço considerável neste campo. Mais do que ninguém, os jovens de 14 e 15 anos dominam as novas tecnologias da comunicação. E as crianças de seis anos estão tão à-vontade quanto um adulto de 45. A partir dos 60, o declínio é acentuado.
Foram estas as conclusões a que chegaram os autores de uma investigação que pretendeu medir o conhecimento digital da população do Reino Unido e que integra o relatório anual do Observatório de Comunicação (Ofcom) inglês, divulgado na quinta-feira. A partir do cálculo de um quociente digital (QD), chegou-se à conclusão que o pico de conhecimento e confiança na utilização das novas tecnologias acontece na adolescência e que cai a partir daí. Primeiro de forma gradual, a partir dos 60 de forma acentuada.


Em média, uma criança de seis anos tem um QD de 98 pontos, superior aos 96 do grupo 45-49 anos: Entre os 14 e os 15 anos, o valor sobe até aos 113 - uma versão resumida do teste pode ser feita em http://ofcom.in/DQtest. Sabe o que são os óculos de realidade aumentada da Google ou o que faz uma impressora 3 D? Prefere falar por telefone ou mandar uma mensagem escrita? Costuma fazer uploads de fotos no Instagram ou vídeos no YouTube? Estas foram algumas das perguntas colocadas a quase dois mil adultos e 800 crianças e jovens.

A realidade descrita no relatório da Ofcom assemelha-se em tudo ao que conhecemos por cá. No relatório europeu Net Children Go Mobile, para o qual foram inquiridos crianças e jovens portugueses entre os 9 e os 16 anos, “mais de 70% declararam ser totalmente verdad que sabiam mais sobre como usar smartphones do que os seus pais”, exemplifica Cristina Ponte, professora na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora em Portugal do projeto europeu Kids Online."



para ler o resto do artigo... aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário