quinta-feira, 11 de setembro de 2014

coisas da educação [concursos e colocações]... o que diz a fne...!




COLOCAÇÕES DE DOCENTES PARA 2014-2015

comunicado_fne_mec"Tal como a FNE tinha anunciado, na sequência da reunião que manteve com o Ministro da Educação e Ciência, foram hoje divulgadas listas de colocações de docentes que visam preencher necessidades das escolas para o próximo ano letivo. É certo que a totalidade das necessidades não fica preenchida, e a FNE continua a reivindicar que sejam conhecidas o mais rapidamente possível as colocações que ainda forem necessárias.

Mais uma vez, e como acontece há já mais de dez anos, a FNE insiste na necessidade de se acabar com o drama das colocações de docentes, nas vésperas do início de cada ano letivo. Até hoje, nenhuma administração do sistema educativo garantiu as condições de estabilidade que permitissem que a colocação de docentes para cada ano letivo não seja razão de notícia.

A FNE considera que o correto dimensionamento dos quadros, em função das necessidades estáveis do sistema educativo deveria ser a primeira preocupação de qualquer administração, garantindo a colocação atempada de todos os docentes. Pela parte da FNE, tudo foi feito no passado com esse objetivo e tudo será feito, nomeadamente no quadro do concurso interno extraordinário de 2015, para que assim venha a acontecer, o que acrescenta argumento à nossa reivindicação de que esse concurso extraordinário seja também externo, para preenchimento de vagas de quadro que se revelam necessárias para o funcionamento regular do sistema educativo.

A FNE regista positivamente que nesta ocasião tenham sido identificados sem componente letiva menos de mil docentes, o que permite admitir que nos próximos dias este número seja reduzido a zero, impedindo desta forma que por efeito desta situação qualquer docente seja encaminhado para a requalificação profissional, como tem sido reivindicação da FNE. A FNE sempre tem defendido que não há professores a mais e que todos são necessários para garantirem as ofertas educativas de que o nosso sistema educativo carece.

A FNE tudo continuará a fazer para que a estabilidade seja uma característica no emprego em educação, porque só desta forma se garante a ligação dos docentes às suas escolas, com as consequências positivas que daí resultam para o trabalho que diariamente realizam com os seus alunos."

Lisboa, 9 de setembro de 2014
O Secretariado Nacional





Sem comentários:

Enviar um comentário