domingo, 5 de outubro de 2014

a efeméride nas palavras da fenprof...!

"Afirmação de unidade e espírito de resistência e luta na jornada comemorativa do Dia Mundial dos Professores

"Com outro ministro, outra equipa, outro governo e outra política, o país poderá contar com os seus professores para construir um futuro melhor que é possivel e desejável. Esse é o compromisso que assumimos neste Dia Mundial dos Professores", declarou o Secretário geral da FENPROF nos momentos finais da jornada comemorativa do 5 de Outubro, no Largo de Camões, em Lisboa.

Em todo o Mundo, o Dia Mundial do Profesor foi assinalado sob os auspícios da Internacional da Educação (IE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da UNESCO. Neste dia culmina uma campanha mundial promovida pela IE ao longo do último ano e que tem o lema “Unidos por uma Educação de qualidade. Uma Educação melhor para um Mundo melhor”. Em Portugal, o ponto alto das comemorações foi vivido na baixa lisboeta, por iniciativa da Plataforma de Sindicatos de Professores, numa afirmação de unidade e espírito de luta e resistência. E também de esperança.

Mário Nogueira deixou uma "palavra de esperança" e de "confiança no futuro", garantindo que "não baixamos os braços". "Com outro ministro, outra equipa, outro governo e outra política, o país poderá contar com os seus professores para construir um futuro melhor que é possivel e desejável. Esse é o compromisso que assumimos neste Dia Mundial dos Professores", afirmou.

A jornada do 5 de Outubro começou com uma concentração no Rossio ao início da tarde, com milhares de docentes oriundos de diferentes zonas do país, destacando-se no desfile até ao Largo de Camões - alvo de inúmeras manifestações de solidariedade - as bandeiras das organizações sindicais que integram a Plataforma. "Crato vai para a rua, a escola não é tua", "A Educação é um direito, sem ela nada feito" e "Crato sabichão dá cabo da Educação" foram algumas das palavras de ordem ouvidas na baixa lisboeta. As equipas de reportagem ouviram muitos participantes nesta iniciativa, salientando-se a exigência de outra política e de um governo capaz de garantir uma Educação de Qualidade, na qual os professores têm de ser considerados como recurso fundamental à sua concretização, a determinação na defesa de uma profissão que continua a ser de futuro e a mobilização para o combate às medidas que têm sido impostas por um governo há muito tempo desligado dos interesses, dos anseios, das expetativas e dos direitos de todos os portugueses.

Particularmente em foco nessas declarações prestadas aos jornalistas esteve a situação de desem+rego, precariedade e instabilidade laboral que o MEC de Nuno Crato continua a impor a milhares de docentes. Como dia Mário Nogueira no início da sua intervenção, "os professores não são números, são pessoas e têm família. E quando se desrespeita os professores desrespeitam-se também as suas famílias".

Neste 5 de Outubro 2914, os professores trouxeram consigo um livro que cada um ofereceu a quem passou pelos locais do desfile e depois nas concentração final, no Largo de Camões. Com esse livro foi ainda entregue um marcador, assinalando esta iniciativa mundial, e um texto, dirigido à população, com o qual se pretende esclarecer por que esta luta não é só dos professores e deve envolver todos os portugueses. Um ato simbólico de quem atribui à Educação e à Cultura um papel essencial no desenvolvimento humano e no bem estar social.
Este 5 de Outubro marcou, ainda, o início de um processo de auscultação dos docentes portugueses, em todo o país, nas escolas e agrupamentos, envolvendo as várias estruturas sindicais, através da distribuição de um questionário de preenchimento individual, e de debate em centenas de reuniões que se realizarão nas várias regiões do país, incluindo regiões autónomas. Dessas reuniões e auscultação resultarão indicadores importantíssimos para o desenvolvimento de processos reivindicativos com o envolvimento dos professores, educadores e investigadores."
 
aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário