quarta-feira, 1 de outubro de 2014

coisas da educação [ensino superior curto]... comunicado do governo... via portal do governo...!

"MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA REGISTA 37 CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS


O Ministério da Educação e Ciência informa que, dos 138 pedidos de registo de cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) que foram submetidos à Direção-Geral do Ensino Superior, há 37 que já foram entretanto deferidos. As instituições foram informadas da situação, podendo fazer a aceitação dos estudantes e dar início às aulas.

Para outros pedidos de registo foram solicitadas informações adicionais. Esperando-se respostas rápidas e completas das instituições, podemos prever que, neste primeiro ano de arranque, dos 138 cursos submetidos cerca de 90 sejam registados e estejam a funcionar.
Os TeSP, oferta exclusiva do ensino politécnico, têm a duração de quatro semestres letivos e conferem uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Têm 120 créditos e integram uma componente de formação geral e científica, uma de formação técnica e outra de formação em contexto de trabalho, através de um estágio com uma duração não inferior a um semestre.

Os cursos técnicos superiores profissionais visam atender às necessidades de formação expressas pelo mercado de trabalho nas regiões em que são ministrados, tendo uma forte ligação ao tecido empresarial local. Prevê-se que estes cursos atraiam novos públicos para o ensino superior, não só jovens como adultos, e, em particular, os alunos oriundos do ensino profissional. Os titulares do diploma técnico superior profissional poderão prosseguir estudos em cursos de licenciatura."

aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário