segunda-feira, 13 de outubro de 2014

coisas da educação [ensino superior]... programa retomar e +superior [comunicado do governo]... no portal do governo...!

2014-10-12 às 18:56 

"CONCLUÍDAS AS CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS RETOMAR E + SUPERIOR


Concluído o prazo de candidatura aos programas Retomar e + Superior, o Ministério da Educação e Ciência informa que se candidataram 480 alunos ao Programa Retomar, que se destina a apoiar financeiramente o reingresso de alunos que abandonaram os estudos superiores. Já ao Programa + Superior, que tem como objectivo atrair estudantes para Instituições de Ensino Superior em áreas geográficas de menor pressão demográfica, candidataram-se 1500 alunos.

O prazo de candidatura a ambos os programas terminou no dia 10 de outubro.

O Programa Retomar é um projeto cujo regulamento foi publicado a 17 de julho em Diário da República, criado no âmbito do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem.

São elegíveis jovens com menos de 30 anos que tenham saído do sistema educativo e formativo e que estejam desempregados há mais de 4 meses. A bolsa atribuída no âmbito deste Programa tem o valor de 1200 euros anuais, acrescidos de 300 euros anuais pagos à instituição de ensino superior para concretizar um plano de acompanhamento do estudante. Este acompanhamento poderá ser feito por um tutor que acompanhe um pequeno grupo de estudantes ou outra modalidade que as instituições entendam ser melhor para garantir aos estudantes regressados condições para o seu sucesso escolar.

Cumpre-se assim a intenção, expressa no programa do Governo, de combater o abandono escolar, promover o reingresso e o sucesso dos percursos formativos dos estudantes do ensino superior e desenvolver formas de captação de novos estudantes, por forma a alcançar as metas propostas para 2020.

O Programa + Superior tem como objetivo atrair candidatos para 11 Instituições de Ensino Superior de regiões do país com menor pressão demográfica, atribuindo uma bolsa de mobilidade de 1500 euros anuais a um máximo de mil alunos. Contribui-se deste modo para a coesão territorial e para a fixação de jovens qualificados no interior do país.

As Instituições de Ensino Superior selecionadas para o programa são a Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Portalegre e Instituto Politécnico de Beja.

Reconhece-se assim o contributo crucial destas instituições no desenvolvimento regional do país, incentivando a fixação de mão de obra qualificada, a articulação entre o Ensino Superior e a economia local, criando condições para a inserção futura destes jovens no mercado de trabalho e, preferencialmente, no tecido empresarial da região onde estudaram, utilizando melhor a capacidade educativa instalada.

São elegíveis para o programa + Superior todos os estudantes inscritos no Ensino Superior, na sequência de uma colocação na 1.ª, na 2.ª ou na 3.ª fases do Concurso Nacional de Acesso de 2014, num ciclo de estudos de uma das instituições referidas e que, sendo de nacionalidade portuguesa ou de um Estado membro da União Europeia e com residência habitual em Portugal, não provenham de um concelho de uma das NUTS III referidas na seguinte tabela:

Instituição de Ensino Superior NUTS II NUTS III Bolsas
Universidade da Beira Interior Centro Cova da Beira 80
Universidade de Évora Alentejo Alentejo Central 75
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Norte Douro 100
Instituto Politécnico de Beja Alentejo Baixo Alentejo 75
Instituto Politécnico de Bragança Norte Alto Trás-os-Montes 100
Instituto Politécnico de Castelo Branco Centro Beira Interior Sul 80
Instituto Politécnico da Guarda Centro Beira Interior Norte 80
Serra da Estrela
Instituto Politécnico de Portalegre Alentejo Alto Alentejo 75
Instituto Politécnico de Santarém Alentejo Lezíria do Tejo 75
Instituto Politécnico de Tomar Centro Médio Tejo 80
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Norte Minho-Lima 100
Instituto Politécnico de Viseu Centro Dão-Lafões 80
      1000

Os candidatos serão agora seriados pela ordem decrescente da classificação final do ensino secundário que foi utilizada para a sua colocação no curso em que estão matriculados."


aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário