quarta-feira, 1 de outubro de 2014

informações [educação]... bibliotecas escolares, concursos escolares e prémios no ensino secundário... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype Project, Bookmark Project e What people are doing for ISLM 2014.

Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares, a RBE decidiu, este ano, dar maior publicidade às múltiplas iniciativas que serão levadas a cabo e premiar as três que considerar mais apelativas.

Pretende-se distinguir atividades que promovam a visibilidade da biblioteca escolar de uma forma atraente, simples e criativa, qualquer que seja o público-alvo: alunos, professores, pais, comunidade educativa em geral e/ou parceiros.

Terceira Edição do Concurso Todos Contam
Está a decorrer a 3.ª edição do “Concurso Todos Contam”, dirigido a Agrupamentos de Escolas e a Escolas não agrupadas, bem como a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e escolas profissionais. Pela 1ª vez o concurso abrange a Educação Pré-Escolar.

O regulamento do “Concurso Todos Contam”, a ficha de projeto e o Referencial de Educação Financeira encontram-se disponíveis em:

— Área da Educação para a Cidadania, no Portal da Direção-Geral da Educação;
— Portal do Plano Nacional de Formação Financeira;
— Portal da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P..

As candidaturas devem ser submetidas através do endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt, até ao dia 16 de outubro de 2014.


7.ª Edição dos prémios do Ensino Secundário
Está a decorrer, até 31 de outubro de 2014, o prazo de candidatura à 7.ª edição dos prémios promovidos pela Academia das Ciências de Lisboa (ACL) com o objetivo de distinguir os melhores alunos que tenham terminado o ensino secundário no ano letivo 2013-2014.

Para concorrer aos Prémios Alexandre Herculano (História), Pedro Nunes (Matemática) e Padre António Vieira (Português), os interessados que reúnam as condições exigidas pelo regulamento devem formalizar a sua candidatura junto da ACL.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário