quarta-feira, 22 de outubro de 2014

informações [educação]... ciência, tecnologia e sustentabilidade, natal em concurso e aplicação de língua gestual... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Cidades sustentáveis – o contributo da ciência e da tecnologia

A Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica lançou a iniciativa “Cidades Sustentáveis – o contributo da ciência e da tecnologia”, dirigida a alunos dos ensinos básico (8.º e 9.º anos) e secundário, que pretende levar os jovens a identificar os problemas existentes nas suas comunidades e a procurar soluções sustentáveis, com recurso à ciência e/ou à tecnologia.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2014, os alunos interessados em desenvolver projetos nesta área deverão inscrever-se, constituir a sua equipa de trabalho, identificar o problema local a estudar, escolher o tema e identificar eventuais parceiros na comunidade (opcional).

A coordenação do projeto será sempre assegurada por professores da área científica, sendo considerada uma mais-valia o contributo de professores de outras áreas (línguas, artes, tecnologia, geografia).


Um "Postal de Natal" para a ANQEP

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) lança, pelo segundo ano consecutivo, o concurso "Postal de Natal".

Destinado a jovens que tenham frequentado, no último ano letivo (2013/2014), um curso profissional (entendido como qualquer modalidade de dupla certificação que confira o 12.º ano de escolaridade), este concurso tem como objetivos: promover a expressão artística e desenvolver o espírito criativo; sensibilizar os alunos para a importância da comunicação institucional; demonstrar, através de um postal de Natal, a importância da ANQEP nos mundos da educação, formação e emprego; e criar um instrumento que permita à ANQEP desejar as Boas Festas, na próxima quadra natalícia, a todos os seus parceiros institucionais.

Os concorrentes terão de construir um postal de Natal digital que possa ser utilizado pelos colaboradores na ANQEP, criando uma imagem, (desenho, fotografia, infografia ou outro elemento ilustrativo) que responda aos objetivos do concurso.


Novo serviço para os visitantes surdos

Seis bilheteiras da Parques de Sintra (entrada principal do Parque da Pena, Castelo dos Mouros, Parque de Monserrate, Convento dos Capuchos, Palácio Nacional de Queluz e Palácio Nacional de Sintra) dispõem agora de telemóveis com ligação a um intérprete de língua gestual, com o objetivo específico de prestar um serviço mais completo aos visitantes surdos. Assim, é agora mais fácil para os operadores de bilheteira esclarecerem questões complexas relativas a atividades, tarifários individuais ou bilhetes combinados, entre outros assuntos.

Esta iniciativa integra-se no projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade aos Parques e Palácios sob gestão da empresa e constituí-los como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade de acesso ao Património natural e construído.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário