quinta-feira, 16 de outubro de 2014

informações [educação]... parlamento dos jovens, horizonte 2020 e antónio ramos rosa... no boletim do cirep...!

Informações Gerais
                     - Ensino público e privado: que desafios? (Ensino Secundário)
                     - Combate ao Insucesso Escolar (Ensino Básico – 2.º e 3.º Ciclos)

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.

Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

A inscrição das Escolas pode ser feita até ao dia 27 de outubro de 2014 inclusive, através do preenchimento de um formulário on-line.


Ciclo de Workshops 'Horizonte 2020' no IPS - Promoção da Investigação e Inovação
A Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAII&DE-IPS), encontra-se a promover um ciclo de workshops acerca do Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação da União Europeia (H2020), cujas sessões têm lugar no auditório dos Serviços Centrais do IPS, Campus do IPS em Setúbal.

Esta ação tem como principal objetivo esclarecer e informar os participantes sobre diferentes aspetos do Programa Europeu H2020, como as oportunidades de financiamento da Europa, a elaboração e submissão de propostas ao programa, questões legais, financeiras e administrativas que integram os procedimentos do programa, entre outras informações, pertinentes para o sucesso dos processos de candidatura.


António Ramos Rosa: a poesia em diálogo com o universo
Assinalando o 90º aniversário, que o poeta não chegou a completar, a BNP homenageia António Ramos Rosa com a mostra documental A Poesia em Diálogo com o Universo.

Cruzando documentação do seu espólio literário com os acervos de alguns dos seus contemporâneos e a sua vasta bibliografia, a mostra procura ilustrar cerca de seis décadas e meia da vida literária de um autor incontornável na literatura portuguesa do século XX. Destacando a criação no domínio da poesia, assinala as suas reflexões ensaísticas, a sua intervenção como tradutor e a tradução da sua obra em países de língua espanhola e francesa.

Entrada livre, até 18 de outubro de 2014.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário