sábado, 18 de outubro de 2014

sem palavras...


na rádio renascença 'online'...

"A única excepção parece ser o sector do pré-escolar com um aumento de 5% da dotação, o que significa que os cortes no ensino básico e secundário serão ainda maiores.

O argumento da quebra demográfica não consegue justificar mais um corte desta dimensão, até porque os cortes são muito menores nas transferências para o ensino particular e cooperativo (pouco mais de 1%), quando se poderia esperar que a rede pública conseguisse garantir a inclusão de alunos actualmente na rede contratualizada.

Uma outra medida que surge implícita é a possibilidade de autarquias que aceitem novas transferências de competências na área da educação virem a poder fazer contratações de pessoal a nível excepcional.

Quanto ao ensino superior e à acção social escolar, é de salientar a redução de mais de 180 milhões de euros (8,4%), o que faz prever mais um ano dramático nas universidades, em tempos de austeridade e em que os alunos e famílias maior apoio necessitam, para que aqueles não abandonem precocemente os seus estudos.

Perante isto, mais do que alterações, no próximo ano julgo que assistiremos a um novo nível de agravamento das condições de funcionamento das escolas, pois a dimensão dos cortes é incompatível com qualquer pretensão de "normalidade". Em 2010, o orçamento final do ME (sem ensino superior e ciência) rondava os 7 mil milhões de euros e em cinco anos esse valor foi reduzido em cerca de 25%.

Uma outra possibilidade é a continuação da desorçamentação de algumas despesas, através do recurso ao POPH, assim como a transferência de competências para as autarquias pode vir a ser uma tentação para o MEC se desresponsabilizar de forma directa por outro tipo de medidas a implementar à escala local
."
  

aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário