quarta-feira, 26 de novembro de 2014

informações [educação]... ciência na escola, olimpíadas de biologia e história, tradição oral e lendas... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Projeto «CIÊNCIA NA ESCOLA»

Este prémio visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo permitindo-lhes avaliar a importância do conhecimento e do método científico nas suas atividades futuras.

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares disponibiliza uma plataforma de submissão dos projetos para o Concurso de Ideias até dia 15 de janeiro de 2015.


Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2015

A Ordem dos Biólogos abriu as inscrições para as Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB) 2015.

As OPB são um concurso de ciência, na área da Biologia, destinada a estudantes do ensino Básico e secundário entre o 9º e o 12º ano de escolas públicas ou privadas, que tem como principais objectivos:
  1. Estimular o interesse dos estudantes pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial, desta disciplina;
  2. Aproximar a universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que introduzam o estudante à realidade universitária;
  3. Relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania;
  4. Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, a nível nacional e internacional;
  5. Estabelecer relações de amizade entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.
  6. Estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia a nível do ensino básico e secundário.

Até ao próximo dia 31 de dezembro de 2014, os professores poderão inscrever as suas escolas para a Categoria Sénior (10º, 11º e 12º anos) e até ao dia 15 de janeiro de 2015 para a Categoria Júnior (9º ano).


I Jornadas do Contar "A magia do vale encantado"

Nos próximos dias 13 e 17 de dezembro de 2014, vai realizar-se no Palácio do Morgado, em Arruda dos Vinhos, a primeira edição das Jornadas do Contar, uma iniciativa fruto do trabalho de parceria entre Centro de Formação Pêro de Alenquer, Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos, Biblioteca Municipal Irene Lisboa, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Rede de Bibliotecas Escolares.

Este ano a temática incidirá na tradição oral e nas histórias e lendas locais. As Jornadas contarão com a participação/colaboração de alguns especialistas, que abordarão o tema de forma teórica e prática, em espaços e salas de exposição com materiais alusivos ao assunto em causa.

As Jornadas destinam-se a educadores e professores do Ensino Básico e as inscrições decorrem até ao dia 5 de dezembro de 2014.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário