sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

coisas da educação... mais um protocolo [educação financeira]... num comunicado do governo...!

"ASSINADO PROTOCOLO PARA FORMAÇÃO FINANCEIRA A PROFESSORES E ESTUDANTES


No âmbito da implementação do Plano Nacional de Formação Financeira, foi hoje assinado o Protocolo de cooperação para a preparação de materiais didático-pedagógicos de apoio ao Referencial de Educação Financeira, entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal), o Ministério da Educação e Ciência e associações do setor financeiro: Associação Portuguesa de Bancos (APB), Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).

O protocolo tem como objetivo a elaboração, edição e impressão de materiais didático-pedagógicos que apoiem professores e alunos na abordagem aos temas de formação financeira previstos no Referencial de Educação Financeira, elaborado em conjunto pelos supervisores financeiros e pelo Ministério da Educação e Ciência e adotado, em 2013, por este Ministério. 

A preparação destes materiais didático-pedagógicos visa complementar as ações de formação de professores desenvolvidas pela Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência com a colaboração dos supervisores financeiros, tendo em vista a implementação do Referencial de Educação Financeira nas escolas. A concretização do protocolo começará pelo desenvolvimento de materiais para o primeiro ciclo do ensino básico, prevendo-se que estes sejam testados através de uma experiência-piloto a realizar no ano letivo de 2015/2016 com uma amostra de escolas representativa do universo educativo.

O Ministério da Educação e Ciência validará a adequação pedagógica e curricular dos materiais, participará na sua elaboração e será também responsável pela promoção dos mesmos junto das escolas. Os supervisores financeiros e as associações colaborarão na avaliação da componente técnica dos materiais e na sua distribuição, disponibilizando-se estas últimas para partilharem entre si o financiamento da sua edição e impressão. O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, através da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, coordenará o desenvolvimento dos materiais.

A assinatura deste protocolo reflete o compromisso dos supervisores financeiros, do Ministério da Educação e Ciência e das associações do setor financeiro com o Plano Nacional de Formação Financeira e a importância estratégica atribuída à integração da formação financeira nas escolas.

Referencial de Educação Financeira

O Referencial de Educação Financeira para a educação pré-escolar, os ensinos básico e secundário e para a educação e formação de adultos («Referencial de Educação Financeira») foi preparado no âmbito de uma colaboração entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, e aprovado em maio de 2013 pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

O Referencial de Educação Financeira é o documento orientador para a implementação da educação financeira em contexto educativo e formativo e estabelece os conhecimentos e capacidades considerados essenciais para as crianças e os alunos, na educação pré-escolar, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário." 


 
aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário