domingo, 14 de dezembro de 2014

da difusão da língua...


no jornal de angola...

"Com o título “Zonas de Limite Reinventadas e Revisitadas: Literatura portuguesa em Texto e Imagem”, a exposição quer desafiar as noções de que o meio de difusão ou expressão de um livro o torna mais ou menos legítimo.

“A intenção do projecto era promover a longa tradição da universidade em desenvolver e fomentar estudos luso-brasileiros através de materiais autênticos e únicos que se encontram nos nossos arquivos”, disse a professora Viviane Faria, curadora da exposição.

A Universidade do Novo México tem uma extensa colecção de autores de língua portuguesa consagrados, sobretudo brasileiros, que nesta exposição surgem lado a lado com versões em literatura de cordel, banda desenhada ou mesmo filme.

A curadora diz que a organização tinha a intenção de promover os materiais de circulação geral, mostrando que textos canónicos são reinventados, reciclados, repaginados, reestruturados e reconstruídos através dos tempos, apresentando-se em diversas novas formas mediáticas.

O catálogo da exposição mostra que estas diversas representações mostram a cultura luso-brasileira a ultrapassar as tradicionais barreiras da palavra impressa.

“A ideia é desafiar a falsa dicotomia entre baixa e alta cultura. As duas alimentam-se mutuamente. Assim como a acessibilidade de novas representações do cânone fomenta a recuperação das obras originais, esta revisitação visual desperta a curiosidade da academia sobre novas formas de expressão”, acrescenta o catálogo.

Os responsáveis pela exposição dizem que as classificações académicas implicam uma política de identidade que, à medida que textos e autores cruzam as fronteiras tradicionais da palavra escrita, desafiam as classificações entre alta e baixa cultura.

“Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, é apontado como um exemplo perfeito da discussão.

O programa de Português da Universidade do Novo México é um dos mais antigos e reconhecidos dos Estados Unidos, oferecendo cursos de licenciatura e de pós-graduação.

Actualmente, tem 23 alunos de licenciatura e seis de mestrado. Cerca de 80 alunos frequentam as aulas de português
."

aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário