quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

coisas do orçamento... leitura pedagógica (?)... via portal do governo...!

2015-01-14 às 11:30
 

"ORÇAMENTO CIDADÃO PARA 2015


O Orçamento Cidadão, a partir de hoje disponível, é uma versão simplificada e pedagógica que ajuda a ler o Orçamento do Estado (OE), resume o OE e explica onde é que o Estado vai buscar as receitas e onde é que as vai gastar.

Ao mesmo tempo, explica as principais medidas de consolidação orçamental e contextualiza-as. O objectivo do Governo é fazer chegar o OE a um conjunto de cidadãos mais alargado, de forma resumida, com uma linguagem mais acessível e simples.

O Orçamento Cidadão tem informações sobre o processo do OE e respectivas componentes ou cenários que o Governo antecipa para a evolução da economia, que condicionam as escolhas orçamentais.

O Governo considera fundamental a comunicação das prioridades orçamentais para que os cidadãos entendam como o Governo pretende cobrar receitas e onde elas vão ser gastas; como espera cumprir os objectivos do défice orçamental e da dívida pública.

Outro dos objetivos do Orçamento Cidadão é estabelecer boas práticas de transparência que servem para aumentar a qualidade da democracia em Portugal."

aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário