quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

informações [educação]... portal infoescolas... via portal do governo...!

2015-01-13 às 17:39
 

 "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA LANÇA PORTAL INFOESCOLAS: ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO


O portal InfoEscolas, lançado pelo Ministério da Educação e Ciência, é uma plataforma onlineque apresenta indicadores do desempenho escolar por estabelecimento de ensino. Com os dados agora disponibilizados é possível ver como se posicionam as escolas, numa análise por distrito e por concelho, a taxa de retenção nas diferentes escolas, o número de alunos por ano curricular e por sexo e os cursos ministrados em cada escola. Permite ainda aferir se há desfasamentos entre as notas internas e de exames e avaliar a evolução dos alunos. O Ministro Nuno Crato afirmou que «os dados estão neste momento construídos com critérios que são mais claros» e que «mais informação é mais poder para intervir e melhorar».

De acordo com o Ministro, o novo portal serve para que os diretores escolares e os professores possam «acompanhar melhor os alunos», avaliando os seus percursos, mas também para que os pais e os jovens possam «intervir mais na escola», comparando os resultados com os apresentados por outros estabelecimentos de ensino, questionando se há desfasamento nas notas e porquê.

O Ministro salientou ainda que há menos alunos no sistema de ensino e que os dados estatísticos disponíveis permitem fazer previsões sobre o que vai acontecer com as migrações de umas regiões para outras e com a quebra da natalidade.

Os dados agora disponibilizados permitem também avaliar a evolução dos alunos em determinada escola desde o 9.º ano até terminarem o ensino secundário e o trabalho desenvolvido pela escola. Esta análise pode ser feita às disciplinas de Português e Matemática, uma vez que são aquelas em que os alunos são chamados a exame no 9.º ano.

A plataforma foi desenvolvida pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e contém dados sobre escolas públicas e privadas de Portugal Continental. No que diz respeito à comparação entre as notas internas e as externas só estão incluídos os cursos científico-humanísticos, pois são aqueles em que todos os alunos fazem exame."


aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário