terça-feira, 17 de março de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Bernardo Ferrão
Hoje por Bernardo Ferrão
Editor
 
17 de Março de 2015
 
Que não se lixem as reformas!
 

Se hoje às 6 da tarde ligar a televisão e vir Subir Lall, o ex-chefe de missão do FMI em Portugal, não se assuste, a troika não está de regresso. Os avisos à navegação que o Fundo traz a Lisboa não são propriamente novidade (nem uma “dor de cabeça” para Passos Coelho) mas não deixam de ser relevantes. Lall é o orador da conferência dos economistas e é nesse palco que dirá, tal como o Expresso noticiou este fim de semana, que o país cheira demasiado a eleições. E que se perdeu o ímpeto reformista (qual, perguntarão muitos). A verdade é que o homem do FMI não é o único a pôr o dedo na ferida. O apelo para que não se parem as reformas virou ladainha. O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva Miguel Cadilhe defende que nem Passos nem Costa são os reformadores que o país precisa. Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia, que também anda por cá, deixou um apelo direto ao primeiro-ministro: “Por favor continue com as reformas estruturais”. Em Paris, Angel Gurria, o secretário-geral da OCDE, acrescenta que as “reformas são um modo de vida”. Ao lado, tinha Cavaco Silva (que termina hoje a visita à capital francesa) que também assumiu o mantra: “Nenhum Governo pode escapar às reformas permanentes, são com efeito um modo de vida”. O aviso do PR vale para o atual Governo mas também para o que vier a seguir. Para que não haja dúvidas, Maria Luis Albuquerque já respondeu: Portugal fez a sua parte e vai continuar a fazer.

Quem terá também de continuar a fazer mais, mas pela libertação de Sócrates, é o advogado João Araújo. Hoje, o tribunal da Relação decide o recurso da prisão preventiva, depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter recusado o pedido de habeas corpus, um verdadeiro banho de água fria para a defesa do ex-primeiro-ministro. Araújo diz ainda assim que foi “um bom avanço” e lembrou que “podemos recorrer para o Tribunal Constitucional, podemos recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem… Enfim, temos o mundo à nossa espera”. Os jornais desta manhã escrevem que a acusação tem novos indícios que reforçam os pressupostos da preventiva. Destaque ainda para a forma (e sobretudo para o conteúdo) como o advogado de Sócrates se dirigiu a uma jornalista do Correio da Manhã a quem disse: "que tomasse mais banho" porque "cheira mal". O jornal e a jornalista vão apresentar queixa ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados. O Sindicato dos Jornalistas e o Conselho Deontológico já repudiaram o "insultuoso ataque" do advogado à jornalista. À noite, na TVI, disse: “Há uma senhora que é do Correio da Manhã, que tem mau aspeto. (…) Um jornal, uma televisão que se detém sistematicamente a assassinar o caráter de um homem. Para essa gente, não tenho paciência nenhuma”. “Não tenho, em relação aos senhores jornalistas, qualquer obrigação de isenção”, acrescentou. 

Onde houve uma verdadeira limpeza foi na lista dos convocados para a Comissão de Inquérito ao BES. Barroso, Arnaut e mais 66 nomes foram dispensados de testemunhar. E assim, como conta o Expresso Diário, a lista de 138 nomes ficou reduzida a metade. No Parlamento, hoje é dia de audições. A esta hora já estará a falar Fernando Ulrich, o presidente do BPI. E à tarde será a vez de Paulo Portas, depois de ter sido revelado que também se tinha encontrado com Ricardo Salgado. Entretanto, Passos Coelho já respondeu às perguntas enviadas por escrito pelos deputados e revela que aconselhou Salgado a restruturar divida do GES junto dos credores. E assume pela primeira vez que abordou os problemas do BES com Ricciardi. Por falar nos Espírito Santo, o DN conta hoje que a coleção privada da tia de Ricardo Salgado vai a leilão na Christie's.

OUTRAS NOTÍCIAS
Se nunca foi aos Estados Unidos esta notícia interessa-lhe. É que a Ryanair decidiu esticar ainda mais as asas e fazer-se às rotas transatlânticas. Daqui a quatro ou cinco anos, voar entre a Europa e os EUA, por cerca de 14 euros, pode ser uma realidade. 

Na rota das notícias do dia, Israel é ponto de passagem obrigatório. Hoje é dia de eleições e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, segundo as últimas sondagens, corre o risco de as perder. A União Sionista, nova coligação de centro-esquerda liderada pelo trabalhista Yitzhak Herzog, aparece agora com mais deputados. Netanyahu prometeu entretanto, em busca dos votos da direita nacionalista (como conta o jornal israelita Haaretz), que se for reeleito não haverá um estado palestiniano. No Expresso Diário damos-lhe todas as respostas sobre estas eleições.

Obama não se referiu a Israel na entrevista à VICE NEWS, mas falou abertamente sobre outros assuntos igualmente escaldantes: o impasse político nos EUA (por causa dos republicanos), o Irão, o Estado Islâmico, as alterações climáticas e a legalização da marijuana (a questão que os jovens internautas mais pediram). É uma entrevista muito bem editada, que devia ser vista pelos políticos portugueses: reparem no à-vontade e nas respostas simples e eficazes de Obama.

Noutro registo, mas igualmente a pensar no voto dos jovens, David Cameron deu uma entrevista ao Buzzfeed. A conversa passou obviamente pelas eleições de maio e pelas questões da atualidade, mas há outras revelações curiosas. Cameron conta por exemplo que a sua personagem preferida da Guerra dos Tronos é Ned Stark. Explica que não é um utilizador do Snapchat e fala dos perigos que sentiu no Twitter.

No Brasil, e depois de um Domingão de mega protestos (já se diz que foram os maiores da história), Dilma reapareceu e pediu tréguas. A Veja conta que “voltou a defender a aprovação do ajuste fiscal, prometeu entregar seu pacote atrasado anticorrupção e fez um apelo: ‘Vamos brigar depois’". A Folha de São Paulo sublinha esta declaração: “No Brasil, a corrupção é senhora idosa”.

Não posso terminar sem referir o boicote de Elton John à Dolce&Gabanna, depois da dupla italiana ter dito que era contra as crianças in vitro. O caso está a incendiar as redes sociais (com a hashtag #boycottdolcegabbana) e o músico já conta com o apoio de Victoria Beckham, Ricky Martin ou Courtney Love.

Ainda no mundo da moda, e com muita pena minha, partilho a notícia de que aos 34 anos, a manequim brasileira Gisele Bündchen (aqui num desfile da Victoria Secret) anunciou o fim da sua carreira de modelo. Mas...só nas passerelles.

FRASES
"Portugal, depois de passar por um tempo bem difícil, nos últimos três anos, conseguiu uma viragem no ano de 2014. 2014 foi um ano de viragem”, Cavaco Silva, Presidente da República (e economista).

"O mais importante aqui não é saber se vamos crescer mais ou menos umas décimas. Se crescermos mais umas décimas, tanto melhor, mas o importante é a trajetória de logo prazo", Passos Coelho sobre as previsões de Cavaco Silva (economia vai crescer 2% em 2015).


O QUE ANDO A LER
Lembra-se daqueles relógios Timex, digitais, quadrados, pretos (foram reeditados em dourado e outras cores) e de borracha que se usavam nos anos 80? Este fim de semana dei por mim a recordá-los e a ler a sua história. Ou melhor a história da marca e da empresa. E porque? Porque encontrei na Fortune uma biografia muito interessante sobre o bilionário norueguês Fred Olsen. Tinha 11 anos quando a sua família foi obrigada a fugir da Europa nazi. Foi na América que o seu pai, aplicou a fortuna (e aumentou-a) comprando parte de uma fábrica de fusíveis de bombas para o governo britânico: a Waterbury Clock Co. Anos depois a fábrica foi rebatizada. Fred conta: “O meu pai gostava de brincar com as palavras. Ele adorava ler a Time e usava muitos Kleenex e foi assim: juntou os nomes e apareceu Timex”.

Esta é apenas uma das muitas e incríveis histórias de Olsen que muitos pensaram ter sido a fonte de inspiração para a personagem dos Simpsons: o tirano Montgomery Burns (patrão do Homer na central nuclear de Springfield). Na Noruega e não só, os rumores eram tantos sobre as semelhanças entre o homem e a personagem, que a Fortune decidiu perguntar ao criador de série, mas Matt Groening garantiu que se tratava de uma “total coincidência”. E Olsen suspirou de alívio: “I’m thankfull!”

Fred Olsen tem hoje 86 anos. Já nasceu rico, mas quis começar por baixo nas empresas familiares. Fez fortuna na indústria do petróleo onde foi pioneiro e está agora a liderar uma revolução na energia eólica “off-shore”. Duro nos negócios diz que a sua cruzada passa agora por proteger o Ártico. Conduz um Tesla S, um desportivo eléctrico, mas não se sabe, porque o artigo não conta, se traz no pulso um Timex.

E com isto já são horas de fechar este meu cimbalino (sou do Porto mas vivo em Lisboa há já 10 anos). Amanhã a bica é do Henrique Monteiro. Nós por cá continuamos em www.expresso.pt e às 18h00, como sempre, com o seu Expresso Diário.

Um abraço e até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário