quinta-feira, 5 de março de 2015

informações [educação]... avaliação externa das escolas e dia do ensino profissional... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Seminário "Avaliação Externa das Escolas"
O
 programa de avaliação externa das escolas (AEE) tem vindo a ser concretizado pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência, e o Conselho Nacional de Educação (CNE) tem vindo a acompanhar este programa, tendo emitido três pareceres e recomendações sobre o assunto.

Neste contexto, surge o seminário subordinado ao tema "Avaliação Externa das Escolas", organizado em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho e a Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Pretende-se debater e identificar as consequências e os efeitos da AEE, quer junto das escolas, quer ao nível das instâncias responsáveis pelas formulação e execução de políticas. Nessa medida, para além da apresentação do relatório intercalar do segundo ciclo de avaliação externa das escolas, pretende-se dar resposta às seguintes questões: O que dizem os estudos sobre avaliação externa? Quais as reações das escolas ao relatório (os contraditórios)? O que dizem os diretores das escolas e os investigadores? Qual o futuro do modelo de avaliação externa?

O Seminário realiza-se no dia 13 de março, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.


Dia do Ensino Profissional
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove a celebração do Dia do Ensino Profissional.

Com esta iniciativa, pretende-se criar uma cultura de ensino profissional, composta por valores como dinamismo, empreendedorismo, proatividade e competitividade (saudável) e, deste modo, promover socialmente todas as modalidades educativas e formativas de nível secundário que garantem uma dupla certificação (escolar e simultaneamente profissional).

Para este dia, propõe-se a execução de uma série de atividades que envolvam todos os que, direta ou indiretamente, intervêm no desenvolvimento destas modalidades educativas e formativas ou beneficiam das mesmas.

A ter lugar no dia 20 de março, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário