quarta-feira, 13 de maio de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Bernardo Ferrão
Hoje por Bernardo Ferrão
Editor
 
13 de Maio de 2015
 

Grécia,13 de maio: À procura de um milagre. Ou pelo menos de “inspiração de Nossa Senhora de Fátima” 


Não se pode propriamente falar de um milagre, mas inspiração foi de certeza. Foi a “inspiração de Nossa Senhora de Fátima” que há dois anos nos ajudou a fechar a complicada sétima avaliação. Pelo menos, a fazer fé na palavra do Presidente Cavaco Silva. Estávamos em maio de 2013:

“Foi tomada uma decisão muito importante para o nosso futuro: colocámos atrás das costas a sétima avaliação. Penso que foi uma inspiração da Nossa Senhora de Fátima. É o que a minha mulher diz.”

Perguntará o leitor: Mas porque raio se lembrou desta declaração? Por três motivos, respondo.

- Esta semana assinala-se um ano da saída da troika de Portugal.

- Hoje é 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.

- E a Grécia está numa situação tão aflitiva que bem jeito lhe dava alguma inspiração divina. E à Europa também.

Mas vamos por partes. Comecemos pela Grécia:

Às voltas com a conclusão da quinta e última avaliação do segundo resgate, Atenas conseguiu vir à tona. Mas por breves segundos. A situação é de desespero e o que se passou ontem é a melhor prova disso mesmo. A Grécia pagou ao FMI recorrendo aos fundos de emergência que tinha depositados numa conta… do FMI. Esta conta, que serviu para acudir à aflição de Atenas, é obrigatória para todos os membros. Mas só pode ser usada em SOS e depois da aprovação dos credores. O diário grego “Kathimerini”, aqui citado pelo Expresso, confirma, recorrendo a uma fonte, que todo o dinheiro foi movimentado após uma reunião, na semana passada, entre membros do Governo e o chefe do banco central. Mas problema resolvido, problema criado. A conta ficou vazia. E como já lembrou Varoufakis, Atenas poderá ficar sem liquidez dentro de “um par de semanas.” E até ao fim do ano há 26 mil milhões de dívidas para pagar. Um sufoco que está a encostar o Governo grego, cada vez mais, ao referendo.

Do que nos livrámos, poderão dizer Passos e Portas no próximo sábado à noite em Guimarães. A troika foi embora há um ano e a coligação assinala a data num mega-jantar que junta os dois líderes, pela primeira vez depois do anúncio do acordo de coligação. E o que dirão eles? Bem, vão certamente explorar até ao tutano o adeus ao “triunvirato” e os “perigos” dos planos do PS – entretanto a maioria recuou e já não vai insistir no exame das propostas do PS por entidade do Parlamento. Mas, voltando ao discurso de sábado, Passos e Portas também não deverão esquecer os “quatro intensos anos de reformas estruturais” que o PM diz ter cumprido, nem os dados que serão hoje divulgados pelo INE. Os analistas estão otimistas com o desempenho da economia nacional nos primeiros três meses deste ano. A economia portuguesa poderá ter apresentado um crescimento em cadeia entre 0,4% e 1% no primeiro trimestre de 2015 face ao anterior e um crescimento homólogo entre 1,4% e 2,1%. Com estes números, Passos pode falar outra vez da doença, da cura e do xarope (que a oposição considerou uma infeliz declaração) mas já é tempo de se lembrar dos doentes. Quem o diz é o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro. Valdis Dombrovskis defende que, face à descida do défice orçamental, há "espaço de manobra" em Portugal para se começar a pensar em inverter medidas de austeridade implementadas durante o ajustamento.

Com as carteiras mais vazias, a fé vai servindo de consolo para muitos. E Fátima é hoje, uma vez mais, o espelho de um país maioritariamente católico. As celebrações deste ano estão a ser marcadas por dois assuntos: A morte dos peregrinos atropelados a caminho do santuário. E a visita do Papa Francisco em 2017, por ocasião do centenário das aparições. O presidente do Turismo do Centro já faz contas e diz que a deslocação papal pode trazer um milhão de peregrinos a Portugal . E já reza para que nessa altura não haja uma greve da TAP: “Que isto não se repita”, diz. A noite foi de procissão das velas onde estiveram 200 mil peregrinos. Hoje, são esperadas milhares de pessoas nas celebrações, que começam às 10:00, com a missa, seguida da bênção dos doentes e procissão do adeus.


OUTRAS NOTÍCIAS
“O chão ondula, como um carrossel antigo das feiras. Será dos grandes? Dizem-me que sim.” Luis Pedro Nunes, colunista do Expresso e comentador da SIC Notícias, acompanhado por Alfredo Cunha, descrevia assim o que se vive no Nepal. Estavam de partida do país, para onde tinham ido com a AMI, quando se deu o violento sismo desta terça-feira. O Expresso Diário tem o relato de mais um dia de horror. A CNN fala em 68 mortos e mais de mil desaparecidos.

No outro lado do mundo. Foi só sorrisos. Sobretudo de Hollande, claramente entusiasmado com o aperto de mão a Fidel Castro: “Tive à minha frente um homem que fez história", disse o francês. François e Fidel conversaram durante uma hora à margem da visita oficial que Hollande fez a Cuba. E como está Fidel Castro, sr. Hollande? “Alerta, sagaz, conversador, muito bem informado, com grande acuidade intelectual”, apesar de se ter queixado de “problemas de articulação” no joelho e ombro.

No Reino Unido, Chuka Umunna confirmou que se vai candidatar à liderança do Labour. O trabalhista fez o anúncio através de um vídeo (caseiro) que publicou no Facebook. E quem é este homem que quer suceder a Miliband e que é o preferido de Blair? O Pedro Cordeiro explica.

O Negócios conta que há, pelo menos, dois grupos chineses entre os investidores interessados no Banif. Processo está em "fase acelerada", como admitiu Jorge Tomé. O comprador tem de devolver 825 milhões de ajuda pública por liquidar.

Já o Económico diz-nos que apesar de o Governo estar dispensado de entregar o Orçamento para o próximo ano, por causa das eleições, Bruxelas exige que lhe seja enviado um esboço até 15 de outubro.

Um Picasso foi vendido por 159,3 milhões. Pintado em 1955, "Les Femmes d'Alger" é agora a obra de arte mais cara do mundo vendida em leilão. O recorde foi batido pela Christie’s de Nova Iorque.

A Guerra dos Tronos voltou a bater recordes no mundo da pirataria. O 5º episódio da 5.ª temporada foi descarregado ilegalmente mais de 3,2 milhões de vezes, 24 horas depois de ter sido exibido nos EUA.

O Barcelona está na final da Liga dos Campeões apesar da derrota no terreno do Bayern Munique, por 3-2. A final joga-se a 6 de junho, no estádio Olímpico de Berlim. E hoje se saberá com quem: Real Madrid ou Juventus? À Marca, Piqué já disse que “sería muy emocionante jugar contra el Madrid”. Não deixe de ler a crónica da Mariana Cabral, está aqui.

Saiba ainda que a partir de hoje as novas regras do acordo ortográfico passam a ser obrigatórias.


FRASES
"Esta pega, feia, gorda, invejosa, nojenta, salazarenta, cretina e complexada, acha que dizer mal dos outros no FB não tem mal nenhum. Mesmo os que são presos só para fazer o favor à irmandade dela...", Sofia Fava, ex-mulher de Sócrates, sobre Joana Marques Vidal, a Procuradora Geral da República.

“Tenho um mandato a correr que terminará no final do ano. Penso que o modo como o Montepio tem sido apreciado de uma forma negativa e injusta leva-me a candidatar-me e vou estar cá no próximo mandato", Tomás Correia, Presidente do Montepio que adiantou que a auditoria ao Banco não detetou irregularidades. Os lucros recuaram 72% no primeiro trimestre de 2015


O QUE ANDO A LER
Foi o Miguel Cadete que me chamou a atenção para o artigo que hoje vos trago. O Miguel sabe que gosto destes assuntos ligados à televisão. Sobretudo quando juntam televisão e notícias. O texto da VOX dá-nos conta dos problemas que os canais de notícias norte-americanos estão a enfrentar: “Cable news is in trouble, and it’s more about the news than the cable”. Ou seja, a falta de notícias está a complicar a vida a quem vive delas. Pergunta o leitor: Falta de notícias? Na América? Pois, parece que sim. Entre 2000 e 2012 os acontecimentos foram muitos: “Tivemos uma eleição presidencial muito contestada, o maior ataque terrorista de sempre em solo americano, as guerras no Iraque e no Afeganistão, uma crise financeira global, o primeiro Presidente negro, o crescimento do TEA Party, o polémico Obamacare, e os primeiros Estados a legalizarem o casamento gay e a marijuana. E muito mais”. Só que o mundo mudou e o país entrou num período em que “não se passa nada”. “O Congresso está bloqueado e não vai mudar muito, ou nada, no futuro próximo. Os EUA não passam por nenhum atentado terrorista ou crise financeira. E não invadiram o Irão.” Consequência: as TV’s perdem gente. Desde 2008, a FOX, CNN e a MSNBC têm registado uma queda de cerca de 11% de audiência média diária. Como se resolve? O artigo não aponta caminhos ou soluções. Mas subentendem-se. Sobretudo na última frase: “A paz e a estabilidade são más notícias para os canais de notícias da TV cabo.”

Por hoje é tudo. Amanhã o curto é do Miguel Cadete. Nós cá estamos: às 18h00 no Expresso Diário e a toda a hora em expresso.sapo.pt 

Tenha um bom dia. Até à próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário