sexta-feira, 15 de maio de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Martim Silva
Hoje por Martim Silva
Editor-Executivo
 
15 de Maio de 2015
 

Passos a pés juntos. TAP. O crime de Salvaterra. E B.B. King que morre. What a day! 


Bom dia,
Morreu B.B. King. Já foi detido o suspeito do homicídio do jovem de Salvaterra de Magos. Hoje é o Dia D para a TAP. E o primeiro-ministro dá uma entrevista. Menu bem forte para hoje, como se vê.

Deixem-me começar pela trepidante entrevista que o primeiro-ministro dá hoje ao Sol.
"Quanto ao que se passou no verão de 2013, a versão do livro e o que narra em discurso directo feito por mim corresponde à verdade". A conversa com a equipa do Sol começa com esta resposta. Uma verdadeira entrada a pés juntos logo no primeiro minuto de jogo. Porquê? Ora, porque a biografia do PM feita por uma assessora do PSD deu grande polémica na semana passada, dado que, sobre o que se passou no verão de 2013, afirma que Portas se demitiu irrevogavelmente através de um sms. Uma versão prontamente desmentida pelo líder do CDS, que afirma que o fez por carta.
(Aliás, a este propósito, junto aqui o link dos dois textos do Expresso publicados no último fim de semana e que mostram de forma deliciosa as versões dos acontecimentos de um lado e do outro).
Agora, depois da tese e da antítese, Passos faz a síntese. E desmente o desmentido do seu colega de Governo e agora parceiro de coligação para as legislativas. (Aguardemos pelo desmentido de Portas da confirmação do que tinha sido desmentido depois de ter sido dito. Confuso? Nããããã…)
Ainda sobre a crise de 2013, acrescenta Passos: "Nós passámos por uma crise verdadeira, não foi uma crise falsificada. E superámos esse desentendimento porque tivemos a maturidade suficiente para evitar um desentendimento."
Sobre as legislativas, o PM diz que “o que vai estar em jogo nas próximas eleições é saber se damos maioria ao actual Governo ou se damos maioria ao Partido Socialista. Não há nenhuma hipótese de um governo juntando CDS, PSD e Partido Socialista poder sequer funcionar. (...) Se não tivermos um governo com maioria, passaremos as passas do Algarve”.
Deixo-lhe ainda outras frases da entrevista de oito páginas:
-"Ainda não tive tempo de ler o livro todo, Não é um género que me atraia particularmente"
-"Trocámos impressões (Passos e Portas) sobre a polémica e a necessidade de não deixar que o incidental se sobrepusesse ao fundamental"
-"Para mim era claro que se o Governo caísse teríamos um segundo resgate"
-"Se a Grécia saísse (do euro) passaríamos por um período de instabilidade"
- "Eu ainda não sei hoje o que é exatamente o caso Tecnoforma"
-Sobre a recondução de Carlos Costa: “É uma decisão que não está tomada"
-"Não tenho uma relação regular com os comentadores que estão na minha área política"
-"Eu vejo muito pouca televisão"
-"Acho que se exagerou o modelo de virtudes que eu terei exaltado em Dias Loureiro"
-"O que foi o discurso de António José Seguro é o discurso de António Costa"
-"Não encaro estas eleições como uma questão de vida ou de morte"
-"Não creio que tenha perfil adequado à Presidência da República"
-"Durmo bem sabendo que fiz o que era preciso"

Se o primeiro capítulo deste Curto foi dedicado a um tema político, o segundo também o é.
Hoje é dia de sondagem da Eurosondagem no Expresso. Pelo meio-dia, em www.expresso.pt divulgaremos a intenção de voto dos partidos este mês. E às seis da tarde, no Expresso Diário desenvolvemos o tema (com a distribuição de deputados círculo a círculo, a popularidade dos líderes e ainda um conjunto de perguntas sobre o que os portugueses pensam do surgimento de tantos novos partidos. E se estão dispostos a confiar o seu voto a essas novas forças).
O Ricardo Costa afirma que o verdadeiro problema das sondagens é outro. Qual?

Finalmente, fique a saber que com a corrida eleitoral a aquecer, o PS já decidiu antecipar a apresentação das linhas do seu programa eleitoral. Depois de ter falado em 6 de junho, a nova data é já o próximo dia 24.


OUTRAS NOTÍCIAS
Cá dentro,

Ontem à noite foi detido o presumível autor do arrepiante assassínio do jovem de Salvadora de Magos encontrado numa arrecadação. O tema é manchete do Correio da Manhã e Jornal de Notícias de hoje. Na capa, o CM titula “Torturado até à morte por vingança – Judiciária detém suspeito que era amigo da vítima”. O JN afirma que “a actividade de um gangue suspeito de ligações ao pequeno tráfico de droga poderá estar na base da violenta morte de Filipe Diogo, de 14, em Salvaterra de Magos, que foi perseguido dias antes de ter sido espancado até à morte por um desses grupos”.

Hoje é dia D. Ou melhor é dia T. De TAP. Termina o prazo para apresentação das candidaturas à privatização da transportadora aérea nacional. Cinco da tarde é a hora limite para entrega de propostas. E o Governo já prometeu resolver o assunto em 15 dias. Costa também prometeu travar tudo. Veremos no que dá.
Este é um dos assuntos do dia e faz manchete de Público, Diário Económico e Jornal de Negócios. Destaco o Económico, que afirma taxativamente “Tap tem compradores”, acrescentando que David Neeleman, dono da Azul, e Gérman Efomovich, dono da Avianca, vão mesmo avançar. E que “não está excluída uma proposta surpresa”. Já o Negócios noticia que David Neeleman, caso ganhe, “dará 10% dos lucros da TAP a trabalhadores”. É preciso é que os tenha, acrescento. Sobre o dono da Azul sugiro ainda o texto do Expresso que conta quem é este americano de origem brasileira.

Estreou ontem Mad Max, no grande ecrã. Leia aqui sobre o surpreendente pedido de desculpas do protagonista Tom Hardy ao realizador do filme, George Miller.

Cristiano Ronaldo terá ficado desfeito em lágrimas depois do afastamento da final da Liga dos Campeões. Sobre a estrela portuguesa, destaque ainda para esta notícia, que afirma que a informação de que teria doado 7 milhões para ajudar crianças nepalesas vítimas dos sismos no país não é verdadeira.

O médio sportinguista William Carvalho esteve envolvido num acidente de viação quando se dirigia para o treino do Sporting.

Ainda sobre desporto, este fim de semana podem ser conhecidos os campeões nacionais de futebol da I e II Liga. Benfica e Tondela são os supre-favoritos. Enquanto espera, pode ler este texto da Mariana Cabral no site do Expresso sobre a antiga estrela Vítor Paneira.

Lá fora,
Morreu na última noite o Rei dos Blues, B.B. King, aos 89 anos. Este vai seguramente ser um dos temas fortes da jornada.

O Papa Francisco continua a assumir posições arrojadas e para muitos surpreendentes. Agora, decidiu reconhecer o Estado da Palestina.

Sobre a continuada vaga de migração no Mediterrâneo para a Europa, espreite este fantástico trabalho da Economist, cheio de gráficos a mostrar de onde vêm, por onde entram, quais as rotas, quais os países de origem.

O Estado Islâmico divulgou uma gravação do seu líder, pedindo aos muçulmanos a emigrarem. Ou melhor, a imigrarem para o seu autoproclamado califado. 

O golpe de Estado no Burundi falhou, o presidente já voltou ao país e os golpistas já foram presos.

O primeiro-ministro do Luxemburgo casa hoje com o seu companheiro.

A SIC Notícias tem uma deliciosa fotogaleria (da Reuters) com imagens embaraçosas envolvendo políticos mundiais. Se quer sorrir, veja aqui

Foi descoberto o primeiro peixe… de sangue quente. Chama-se opa.

Harry Shearer foi nas últimas décadas a voz de personagens irónicas dos Simpsons, como o temível Mr Burns ou o religioso Flanders. Agora decidiu deixar a série. O mundo não mais será o mesmo.


NÚMERO
1 000 000 000
Mil milhões de dólares foi quanto rendeu à Christie’s a venda de obras de arte esta semana. Um recorde (entre elas um quadro de Picasso que atingiu o valor mais alto de sempre)

1
Um ano da saída da troika de Portugal. A data assinala-se este domingo e hoje o Diário Económico é o jornal que mais destaque dá na capa ao tema, com o curioso título “Nie Wieder?” Ou seja “Nunca mais?”


FRASES
“Anabela Rodrigues foi a quarta escolha de Passos para ministra da Administração Interna. Ela é capaz de pensar que foi a primeira”, Marques Mendes, antigo líder do PSD e comentador da SIC

“A lei deve garantir unicamente o igual tratamento das candidaturas no que se refere aos tempos de antena”, Ascenso Simões, antigo dirigente do PS, sobre a lei da cobertura das campanhas eleitorais, em artigo no Sol

“Podemos dizer que temos tido uma rica vida”, Luciano Amaral, em entrevista ao Jornal de Negócios


O QUE EU ANDO A LER
Estreou ontem na televisão portuguesa aquela que promete ser uma das séries do momento, Wayward Pines, com Matt Dilon, e em que M. Night Shyamalan faz a sua primeira incurs\ao na televisão. Vale a pena, sobre a série, ler o que diz o El Pais. Eu ainda não vi mas hoje vou recuperar o episódio.

Já tinha ouvido falar de Laís Souza? A sua história é verdadeiramente impressionante e ontem contámo-la no Expresso Diário num artigo que vale muitoooo a pena ler. Ginasta brasileira, foi competidora em jogos olímpicos. Em 2013 decidiu enveredar pelo sky aéreo. Teve um terrível acidente nos treinos para os Jogos Olímpicos de Inverno da Rússia, em 2014, e hoje está numa cadeira de rodas.

E pronto, está feito o Expresso Curto de hoje.
Acompanhe a actualidade ao longo do dia no site do Expresso, às 6 da tarde temos o Diário (hoje ainda gratuito) e amanhã é dia do semanário Expresso chegar às bancas.
Segunda-feira o Curto é-lhe servido pelo Ricardo Costa. Que, se no domingo houver festa no Marquês, deve estar tão cabeçudo como eu.
Bom fim-de-semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário