sexta-feira, 8 de maio de 2015

a começar o dia... em modo de preocupação acrescida...?


no público... 


"Mais de metade dos professores que, em Março, realizaram os testes de Português e Educação Especial para o 2.º ciclo e Física e Química chumbaram nesta avaliação integrada na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC).

Os resultados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pela elaboração e aplicação destas provas, dão conta que chumbaram 63,2% dos 68 professores que fizeram a prova de Física e Química e 60,4% dos 106 que fizeram a prova de Português para o 2.º ciclo do ensino básico. No caso prova de Educação Especial dirigida a professores também do 2.º ciclo foi realizada apenas por um candidato, que reprovou.

As provas foram classificadas com uma escala de 0 a 100 pontos. Ficaram aprovados os candidatos que obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%. As médias nas provas com mais reprovações foram de 41,8% em Educação Especial (2), 44,4% a Física e Química e 46,2% a Português - Nível 2. Na prova de Biologia e Geologia a média também foi negativa (48,8%), mas 57,7% dos 78 candidatos que a realizaram ficaram aprovados.

As provas de Física e Química e Biologia e Geologia destinavam-se a professores do 3.º ciclo e secundário. Estas duas disciplinas têm sido também das que têm piores médias nos exames nacionais realizados pelos alunos do secundário. 

A PACC é obrigatória para professores com menos de cinco anos de serviço que queiram candidatar-se a dar aulas. É composta por uma componente geral que já se realizou por duas vezes e por provas específicas, que se destinam a avaliar os conhecimentos dos professores nas disciplinas a que se candidatam para dar aulas. Realizaram-se, pela primeira vez, entre 25 e 27 de Março passado.

A média mais alta, 88,2%, foi alcançada na prova de Educação Especial destinada a docentes do 3.º ciclo do básico, feita por três candidatos. Nas provas de Artes Visuais para o 1.º e 2.º ciclo, de Educação Especial 1, Electrotecnia, Informática e Música as médias foram também iguais ou superiores a 70%. Das provas de Alemão, Espanhol, Filosofia, Geografia, Inglês e Matemática (nível 2), para o 2.º ciclo, resultaram médias entre 60% e 69%. Em outras seis provas as médias ficaram entre os 50 e os 59% (Economia, Educação Física, Francês, História, Matemática e Português para o 1.º ciclo).

As provas com taxas de aprovação mais altas, 100%, foram as de Artes Visuais (nível 1) e de Educação Especial para o 1.º e 3.º ciclo. Em Electrotecnia, Informática e Música também se registaram taxas de aprovação superiores a 90%. 

No conjunto as provas específicas foram realizadas por 1345 professores. Tinham-se inscrito 2338. Só puderam fazer estes testes os professores que tinham ficado aprovados na componente geral, realizada em Dezembro. Esta prova geral foi igual para todos os candidatos, independentemente da área disciplinar a que pretendam concorrer, e destinou-se a avaliar “capacidades básicas como o raciocínio lógico e a capacidade de comunicação em língua portuguesa que são transversais à leccionação de toas as disciplinas”, lembra o Ministério da Educação e ciência (MEC), num comunicado divulgado ao princípio da noite desta quinta-feira,

De um total de 2490 professores que fizeram a componente comum da PACC em Dezembro, 65,7% ficaram aprovados. Quase 35% obtiveram uma classificação inferior a 50%, tendo por isso reprovado. A percentagem de respostas com cinco ou mais erros ortográficos foi então de quase 20%."


pode ler o resto da notícia... aqui.


a informação do iave:

à atenção dos professores [educação]...e para acabar o dia, porque não 'pacc'...?

Sem comentários:

Enviar um comentário