Esta sondagem vem na sequência da entrevista realizada ao diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos que podem ler aqui. Esta escola definiu um caminho, implementou um projeto e baseando-me nas palavras do seu diretor os resultados são claramente positivos. Ainda bem!
A natureza humana é avessa à mudança. Surge a contestação, as perguntas, as dúvidas, as barreiras, num "espernear" tão típico de quem está confortável e se vê a sair da sua zona de conforto. Os resultados do inquérito realizado são inequívocos. É evidente que a sua expressão vale o que vale, mas acredito que esta seja a opinião da maioria dos professores. Talvez os motivos pelos quais a votação foi a que foi constem no que referi em cima. Porém, acredito que o principal motivo seja a associação entre a transição "automática" e o facilitismo. Provavelmente falta aquilo a que eu chamo de "cultura escolar". Em muitas situações, os níveis de maturidade e responsabilidade são claramente insuficientes, inviabilizando uma estratégia que visa "confiar" no aluno e na sua capacidade de analisar e julgar o que o rodeia.
Esta metodologia apresenta claramente virtudes e por isso mereceu um espaço no "ComRegras", mas por aquilo que leio na sondagem, ainda há um longo caminho a percorrer até generalizar esta ideologia.


Resultados da sondagem - o aluno poderá ficar retido