terça-feira, 12 de maio de 2015

da reiterada [e camuflada!]... privatização da educação em portugal...?

2015-05-10 às 20:14

"MEC E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL ASSINAM PROTOCOLO PARA COLABORAÇÃO DE EMPRESAS COM CURSOS VOCACIONAIS


O Ministério da Educação e Ciência e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portuga), assinam no dia 11 de maio, um protocolo que visa uma maior colaboração das empresas com a educação, designadamente com as escolas que ministram cursos vocacionaisde nível secundário.

Pretende-se com esta parceria alcançar um maior alinhamento entre as necessidades do mercado de trabalho e a formação dos jovens, criar parcerias de ensino e formação entre as empresas e as escolas e identificar periodicamente as necessidades das empresas.

Nesse sentido, será promovido anualmente um evento para empresas, com o objetivo de comunicar oportunidades de cooperação no ensino vocacional, e será também realizado um levantamento, pelo BCSD Portugal, sobre a disponibilidade dos seus membros – cerca de 100 empresas – para colaborar na implementação de cursos vocacionais.

Através de um questionário de levantamento de qualificações críticas, que o BCSD Portugal faz regularmente junto dos seus membros, serão complementarmente identificadas as necessidades das empresas.

Durante o evento«Competências críticas do capital humano até 2020», que conta com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, será apresentado o resultado deum inquérito que teve como objetivo agregar informação sobre os empregos a criar e as necessidadese características dos recursos humanos a recrutar pelas empresas membros do BCSD Portugal, num horizonte de três e cinco anos.

Integram o BCSD Portugal empresas como a Galp, a Siemens, a Delta, a EDP, os CTT, a REN e a Sonae, empresa com a qual o Ministério da Educação e Ciência assinou recentemente um protocolo de colaboração no âmbito do ensino vocacional de nível secundário.

O Ministério da Educação e Ciência tem vindo a registar uma forte adesão ao ensino vocacional, tanto das escolas e das empresas, como das instituições de ensino superior que, através de parcerias, têm contribuído para o desenvolvimento destes cursos.

As ofertas vocacionais foram lançadas no ano letivo de 2012/2013, no Ensino Básico, e no ano seguinte alargadas ao Ensino Secundário, em ambos os casos em experiência piloto. Atualmente frequentam esta oferta formativa mais de 24 mil alunos distribuídos por cerca de 1170 turmas. Mais de 5000 empresas estão envolvidas nesta oferta formativa.

As escolas públicas e privadas interessadas na candidatura à oferta formativa de cursos vocacionais no ensino básico e no ensino secundário, a iniciar no ano letivo de 2015/2016, podem submeter o seu projeto até 15 de maio, na plataforma SIGO."

O programa do evento pode ser consultado aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário