quarta-feira, 6 de maio de 2015

e a isto chama-se o quê... corrupção, para acto ilícito...?

Professores apresentam queixa na PJ contra o Instituto de Avaliação Educativa

por DN.pt Hoje


Fotografia © António Cotrim/Lusa


Fenprof denuncia envio de emails a prometer descontos aos professores que publicitassem manuais de preparação para a prova de inglês.

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) terá enviado emails aos professores prometendo-lhes um desconto na Livraria Britânica, em troca de publicidade a manuais de preparação para a prova de Cambridge, que se realiza hoje às 14.00 para mais de 100 mil alunos.

A Fenprof vai, por isso, apresentar esta tarde uma queixa na Polícia Judiciária: Mário Nogueira, o dirigente da estrutura sindical, disse à TSF que os professores não são vendedores de livros, "como o IAVE parece sugerir nos emails enviados", e garante que pediu esclarecimento ao Ministério da Educação sobre as mensagens que os docentes receberam, não tendo recebido qualquer resposta.

A Fenprof e outros seis sindicatos marcaram para hoje uma greve, para os professores vigilantes destacados para o 'preliminary english test' (PET), que permite obter uma certificação de nível B1, equivalente ao nono ano, e é obrigatório para os estudantes que estão a terminar o terceiro ciclo.

A prova do Instituto de Cambridge, que é coordenada pelo IAVE e patrocinada por quatro empresas privadas (a Novabase, a Porto Editora, o BPI e a Connexall), foi contestada pelos professores desde o ano passado, por se tratar de um protocolo com entidades privadas aplicado a alunos de escolas públicas em que os professores são obrigados a realizar todas as componentes do teste.

No ano passado, o sindicato já tinha enviado à Procuradoria-Geral da República uma exposição sobre a prova, que motivou a abertura de um inquérito da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. Esta tarde, e no âmbito deste mesmo processo, a Fenprof entregará novos documentos, referentes ao envio dos emails prometendo os descontos aos professores.


no dn em linha... aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário