quinta-feira, 7 de maio de 2015

informações [educação]... tic e educação [conferência], biologia e metas curriculares... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 71 – 06/05/2015
Informações Gerais
Este ano completam-se 30 anos após o início do Projeto MINERVA, o projeto de referência para a introdução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal. Tendo sido um projeto português, o MINERVA foi também considerado internacionalmente um caso de sucesso de inovação em educação com TIC.
Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e aprendizagem com as TIC, que tem orientado as edições das Challenges, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede.

A nona edição das conferências Challenges pretende tornar-se um espaço de partilha, discussão e reflexão sobre os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.

Numa organização do Centro de Competência em TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a conferência desenvolver-se-á abarcando uma pluralidade de temáticas, organizadas em torno de três eixos principais:
• Ambientes emergentes
• O digital e o currículo
• Avaliação digital
O evento irá ter lugar em 14 e 15 de maio de 2015, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Evolução Biológica nas Novas Metas Curriculares do 3.º Ciclo do Ensino Básico – 3.ª Edição
O Núcleo de Educação e Divulgação de Evolução da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE) organiza a terceira edição de um workshop destinado a professores de Biologia e Ciências da Natureza, a ter lugar a 16 de maio de 2015.

Este workshop tem como ponto de partida as novas metas curriculares dos 8.º e 9.º anos, que abrem agora espaço para um enquadramento evolutivo de temas como a conservação da natureza ou a diversidade humana.

O workshop está organizado em dois módulos: de manhã, a ênfase estará nos mecanismos evolutivos e na forma como estes podem ser trabalhados no 8.º ano; de tarde, explorar-se-á a cor da pele como característica importante para a promoção do conhecimento sobre as implicações da evolução na saúde humana, enquadrando-a nos temas abordados no 9.º ano.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de Maio de 2015.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

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