quarta-feira, 6 de maio de 2015

nada mais do que o normal...?

Greve já mudou orais, mas prova escrita de Inglês será feita apenas hoje

por Ana Bela Ferreira Hoje 3 comentários


Greve já mudou orais, mas prova escrita de Inglês será feita apenas hoje


Fenprof marcou greve ao teste de diagnóstico obrigatório para o 9.º ano. Hoje, o sindicato entrega mais documentos à Polícia Judiciária para juntar à queixa feita no ano passado.

Pelas 14.00, 111 mil alunos vão fazer o teste de diagnóstico de Inglês aplicado pela Cambridge English Language Assessment. Mas se por acaso a greve dos professores impedir a realização da prova em algumas das salas previstas, os alunos não serão chamados a repetir a prova, ao contrário do que tem acontecido com algumas provas orais (uma das componentes do exame) que já foram adiadas devido à greve dos professores, mas apenas porque o prazo para a sua realização só termina no dia 22.

Os alunos que não conseguirem fazer o teste não vão ser prejudicados. "A não realização de uma das componentes do teste inviabiliza a produção de um resultado", explica o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), mas como a prova não conta para a nota, os alunos apenas não terão acesso ao certificado de proficiência da língua inglesa (isto para o caso daqueles que pediram este documento).

O preliminary english test (PET) permite obter uma certificação de nível B1 - equivalente ao 9.º ano - e é obrigatório para os estudantes que estão a terminar o 3.º ciclo. Além dos 107 mil estudantes que frequentam este ano de ensino, inscreveram-se na prova outros 4000 que pretendem obter o certificado. Estes últimos têm de pagar 25 euros pelo documento.


Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário