sexta-feira, 8 de maio de 2015

precisam-se... revisores oficiais da língua [correctores]...?


no expresso em linha... aqui.

já agora deixo o comunicado do mec, para que conste:



2015-05-07 às 19:56 

"DIVULGADOS RESULTADOS DA COMPONENTE ESPECÍFICA DA PROVA DE AVALIAÇÃO PARA ACESSO À DOCÊNCIA


O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) divulgou os resultados da componente específica da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC), que se realizou entre os dias 25 e 27 de março. Fica assim concluída a última etapa da PACC 2014/2015, que, como previsto, teve este ano uma componente comum e uma componente específica. 

O domínio de capacidades básicas tais como o raciocínio lógico e a capacidade de comunicação em língua portuguesa são transversais à lecionação de todas as disciplinas. Para garantir a qualidade do ensino dos nossos alunos, é importante que os candidatos a selecionar e recrutar como professores demonstrem o domínio dessas capacidades básicas. Por outro lado, é fundamental o domínio dos conhecimentos e capacidades específicas e essenciais para a docência em cada grupo de recrutamento e nível de ensino. Como sempre temos dito, não se pode ensinar bem o que não se sabe muito bem. 

Sendo a qualidade da docência fundamental para a qualidade do sistema educativo e, por conseguinte, do sucesso na aprendizagem dos alunos, o Ministério da Educação e Ciência tomou uma série de medidas no sentido de garantir que sejam os candidatos melhor preparados a ensinar os nossos alunos. A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades é parte fundamental de um conjunto de medidas, no qual se enquadra também: 

- a obrigatoriedade de realização de exames de Português e de Matemática para admissão aos cursos de licenciatura de Educação Básica; 

- o reforço da componente científica nos cursos de formação inicial – através de alterações introduzidas no decreto-lei das habilitações para a docência; 

- a formação contínua de professores. 

É fundamental que, à medida que se renovem os quadros docentes das escolas, o que irá acontecer de forma acelerada na próxima década, se garanta a entrada de uma geração de professores altamente preparada e qualificada. É ambição do Ministério da Educação e Ciência que esta prova seja também um incentivo a uma maior exigência na formação inicial dos candidatos a professores. 

Realizaram a componente específica os candidatos que obtiveram aprovação na componente comum, realizada a 19 de dezembro. Cada candidato pôde inscrever-se a mais do que uma prova, consoante os grupos de recrutamento para os quais tem habilitação profissional. A não aprovação de um candidato não impede que este realize nova prova em momentos subsequentes."

Sem comentários:

Enviar um comentário