domingo, 20 de setembro de 2015

informações [educação]... atrasados [2]... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Em 2015/2016 terá lugar, pelo 5.º ano consecutivo, mais uma edição do Projeto “Nós propomos”, promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa em colaboração com a Esri Portugal contando, ainda, com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.
O Projeto “Nós Propomos!” tem como finalidade sensibilizar a cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade. Dirige-se, prioritariamente, a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário, geralmente do 11.º ano (Estudo de caso, mas conta também com a participação de alunos dos 10.º e 12.º anos e de outros percursos formativos, como é o caso do ensino profissional).
O período de candidatura decorre de 1 a 30 de setembro, sendo admitidas o número máximo de 50 escolas a concurso.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai organizar uma oficina de formação que pretende promover o contacto dos professores de Física e Química com simulações computacionais, com vista a conhecerem fatores de eficácia no seu uso, para melhorar a aprendizagem dos alunos em Física e Química. Constitui um processo dinâmico de aquisição e de aperfeiçoamento de competências humanas, técnicas e científicas requeridas pelo exercício desta profissão exigente e altamente qualificada.
A data limite das inscrições é até  20 de setembro de 2015.


Informações Gerais

O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), destina-se à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário e propõe-se contribuir para a concretização da educação para o risco, no quadro da Educação para a Cidadania: na sua dimensão transversal; no desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos; na oferta de componentes curriculares complementares, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. 
O RERisco resultou da celebração de um protocolo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
O RERisco encontra-se disponível na página de Educação Para o Risco e na página dos Documentos de Referência da Educação para a Cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário