sexta-feira, 13 de novembro de 2015

informações [educação]... educação inclusiva [encontro] e os livros... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 171 - 10/11/2015

Informações Gerais

 
Encontro em Educação Especial – “Roteiros para uma educação inclusiva”

A equipa docente do curso de Mestrado em Educação Especial em colaboração com os alunos do curso e outros colegas do Instituto Politécnico de Beja, está a organizar o Encontro em Educação Especial – “Roteiros para uma educação inclusiva”, a realizar nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2015.

Este encontro oferece-se como o lugar ideal para se fazer um balanço crítico deste percurso e perspetivar o futuro, trazendo até nós especialistas com vasta experiência na área da Educação Especial e Educação Inclusiva e capazes de nos fazerem pensar sobre o que quotidianamente se faz na educação e formação de alunos e professores. Pretende-se assim com este Encontro:

• Fazer um balanço dos serviços de Educação Especial nos últimos 40 anos;
• Refletir sobre a formação de educadores e professores de Educação Especial;
• Perspetivar o contributo da educação especial para a criação de ambientes acolhedores das diferenças individuais;
• Analisar diferentes abordagens ao serviço da inclusão das crianças e jovens com dificuldades intelectuais e motoras;
• Conhecer histórias de vida de crianças, jovens e adultos com dificuldades intelectuais e motoras;
• Apresentar resultados da investigação produzida no domínio da Educação Especial, nesta e noutras instituições;
• Projetar modelos educacionais mais inclusivos e com forte impacto comunitário.

Este evento tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.


5.ª Edição dos Encontros “O que um livro pode”


“O que um livro pode” são encontros sobre o livro de artista e a autoedição em Portugal que reúnem artistas, críticos, pensadores e designers, promovendo lançamentos e divulgando obras inéditas. A 5.ª edição propõe-se debater “O livro infantil como livro de arte”.

Fazem parte da iniciativa a exposição “Rodapé, Roda a mão”, uma mesa-redonda, os ateliês para crianças “Histórias com imagens / Imagens com histórias”, uma feira de edições de livros para crianças, as conversas “Um livro, o livro” e apresentações de projetos editoriais independentes.

Os ateliês para crianças “Histórias com imagens / Imagens com histórias” têm como objetivo “sensibilizar as crianças para a materialidade do livro, experimentando várias técnicas de expressão e desafiando modos narrativos.

As crianças são convidadas a visitar a exposição de ilustração infantil “Rodapé, roda a mão”, através de entradas temáticas e formais. Em complemento, praticam jogos e exercícios plásticos inspirados em livros e obras expostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário