quinta-feira, 30 de abril de 2015

o pensamento do dia...


no público...

leitura [modernização administrativa?]... apresentação do programa aproximar [dizem que é uma reforma do estado?]... via portal do governo...!

(des)acordo ortográfico... mais 'cratinices'...!


no público em linha...

"Nuno cRato, com "c" mudo e com um drive yuppie análogo ao de Zeinal Bava, escolheu o seu target para promover o portuguesing. (Esta palavra é pesquisável no YouTube, e o resultado é imperdível!) Assistimos manietados à falência da PT, à falência de Portugal, à falência do português.

O target de cRato tem latitude máxima, desde o primeiro ciclo do ensino básico, em que as crianças desestabilizam a aprendizagem da ortografia da sua língua materna (já prejudicada pelo "acordo ortográfico") através dos testes escritos do Inglês obrigatório, até ao ensino superior, com as aulas leccionadas em Inglês obrigatório (por professores portugueses e para alunos portugueses) dos cursos superiores com denominações em Inglês, em universidades que contam agora com uma saloia designação "international" também, para não destoar. Assim se pretende preparar uma geração para ser "mentalmente colonizada". Consenti-lo-emos?

Uma nódoa "assertiva" e "pró-activa", que "implementa" coisas, pode ter barbas. Neste caso, tem barbas (em ambos os sentidos), e estará há muito em estado demissionário-vegetativo, mas consegue manter um esgar vagamente sorridente, invertebradamente autista.

Diante disto, resta a uma cidadã indignada atrever-se a abrir algumas "caixas de Pandorra" (cRato dixit "twice"!). Se não resgatar o património colectivo que mais valoriza (o Português-padrão consuetudinário), pelo menos conservará intacto o seu mais precioso património individual (uma consciência tranquila).

Importa ver além da opacidade das paredes dos gabinetes das Avenidas 5 de Outubro e 24 de Julho... Para as questões relacionadas com o ensino da Língua Portuguesa, cRato socorre-se da opinião de duas linguistas, cada uma delas gerindo "feudos próprios" há muito instalados no Ministério da Educação. Uma delas é Inês Duarte, com uma grande quota de co-autoria na TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário), sigla para o monstro, ora ligeiramente atenuado (em versão revista), que ainda persiste em pretender substituir a gramática tradicional, para desgraça dos alunos. A outra é Maria Helena Mira Mateus, à frente do ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional), instituto universitário incumbido pelo Governo de produzir um "acordês oficial" em constante reformulação.

Estes "feudos" envolvem poder, envolvem empregos, envolvem subsídios e... envolvem fazer concessões. Inês Duarte pugna pela TLEBS, mas abomina o "acordo ortográfico". Maria Helena Mira Mateus produz o "acordês oficial" deste reino sem rei nem roque, mas abomina a TLEBS. A solução para as objecções de ambas foi simples: um pacto de não-agressão. Assim, no lodo, florescem ambas as monstruosidades e "atola-se" a aprendizagem e o ensino do Português. «Tu não te opões ao 'acordo', eu não me oponho à TLEBS...», e vice-versa. cRato sabe bem disto, cuja lógica matemática é linear. Não se trata de um matemático ultrapassado por duas linguistas, não, é ele o ministro. Apenas se demite, demite-se do seu dever, mas não sai de cena.

cRato sabe igualmente que o Ministério da Educação e a aprendizagem do Português nas escolas estão reféns da multimilionária negociata dos livros escolares, cujo monopólio pertence a dois grandes grupos editoriais (apesar da multiplicidade de chancelas sob as quais os manuais são dados à estampa): o Grupo Porto Editora e o Grupo Leya. Trata-se de gastos avultados e inadmissíveis que as famílias são coagidas a fazer. Se estas não puderem, há sempre o dinheiro dos contribuintes, através da Acção Social Escolar. Os interesses instalados é que não podem ser incomodados. cRato não perturba este saque anual, não institui o livro único por concurso público, demite-se quanto a isto também, mas não arreda pé.

Quem ouviu o actual Presidente da República fazer um discurso inolvidável sobre produtos "láteos" patrocinado pela Nestlé, quem soube da proposta da actual presidente da Assembleia da República de que este órgão de soberania arranjasse patrocinadores para as comemorações oficiais do 25 de Abril, em 2014, não poderá de forma alguma abismar-se ao ver (como eu já vi) uma embalagem de Chocapic numa roda-dos-alimentos afixada numa escola primária algures em Portugal.

Em 2014, cRato resolveu privatizar o Iave (Instituto de Avaliação Educativa), ou seja, dar autonomia administrativa a este organismo, que, por sua vez, diligenciou a obtenção de patrocínios para o "PET" (Preliminary English Test), um exame obrigatório no 9.º ano de escolaridade, após uns anos de estudo obrigatório de uma língua estrangeira específica pelas crianças portuguesas (enquanto a língua nacional é delapidada activamente). Onde pára a soberania?

Desconfio que, na óptica destes patrocinadores e da "tutela" que subsidiam, "pets" (animais de companhia) são as crianças deste país de gente passiva, são os futuros eleitores, já potencialmente amestráveis a existir num vácuo cultural de negação de si mesmos sob os auspícios de qualquer idioma franco que esteja "em alta" nos mercados globais.

Os patrocinadores do "PET" são a Universidade de Cambridge, o banco BPI, duas empresas de software (a Connexall e a NovaBase – "like life" –, portuguesíssima da Silva) e, claro, a Porto Editora. Esta está em todas, faz mesmo questão.

A globalização iniciada por Vasco da Gama foi a do encontro de culturas, não foi esta com que nos deparamos, a da massificação, a da fast-food. Em Agosto passado, tivemos a Porto Editora em megapromoção nos individuais de papel dos tabuleiros, nos McDonald's: poupe dinheiro, faça já a encomenda dos livros escolares dos seus filhos através da Wook (empresa do grupo Porto Editora) e tenha grandes descontos! Eis o local escolhido pela empresa que mais lucra com a educação dos nossos filhos, nesta cultura do descartável, do consumismo, do facilitismo... Nenhum local poderia ser mais adequado, de facto.

Nós, pais, sabemos que todas as tabelas dos manuais escolares adoptados para cada ano de escolaridade, em cada ano lectivo, afixadas em cada escola, têm em comum um importante "pormaior": o asterisco que remete para a recomendação de adquirir o manual apenas após confirmação da necessidade deste pelo professor da disciplina. Com promoções destas, a Porto Editora pretende retirar aos professores uma liberdade que ainda têm: a de não adoptar nenhum manual, a de utilizarem os seus próprios materiais para cumprir os programas que lhes são impostos.

Não nos espantaremos quando tivermos governantes fazendo conferências de imprensa em cenários revestidos com logótipos, como sucede no futebol. Falta pouco. Parece que não há "dignidade do Estado" (?) capaz de se sobrepor à força do dinheiro.

O Iave, em comunicado recente, veio insurgir-se contra quem afirmou poder o uso do português costumeiro pelos alunos implicar um desconto de quatro valores (em 20) nos próximos exames nacionais de 12.º ano, dizendo que se trata de uma improbabilidade. Ora, se se tratasse de uma impossibilidade, o Iave afirmá-lo-ia. Não o fazendo, paradoxalmente, vem confirmar as alegações que pretendia contestar, mas já se sabe da incompetência científica que por lá grassa. A colecção de erros crassos da PACC (Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades) de Física, por exemplo, veio demonstrá-la à exaustão, se dúvidas ainda houvesse.

Entretanto, saúda-se a novíssima Associação Nacional de Professores de Português (Anproport). Finalmente há, assim, uma alternativa credível à famigerada APP (Associação de Professores de Português) da inefável Dona Edviges das "ações de formatação em acordês", segundo a qual os professores não serão pagos para pensar, mas sim para acatar acriticamente as ordens da tutela, tutela essa que subsidia as "ações de formatação" e convoca a Dona Edviges para a "informar" sobre o que os professores de Português... não pensam.

A APP não divulga o número de associados, o que não se estranha, poderia alguém aferir da sua (não) representatividade. Com a recém-criada associação, certamente essa representatividade agora existirá, ouvir-se-ão vozes legítimas e extra-sindicais na defesa do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa. Há luz ao fundo do túnel, os professores não se demitem.

Fora de brincadeiras tragicómicas muito sérias e sentidas, como as do título deste artigo, e a despeito do que dizem por aí, não há nem nunca houve "consoantes mudas", porque as consoantes pertencem à escrita, não à fala. Todas as consoantes se lêem, mas nem todas se dizem ou, se se dizem, dizem-se de tal forma que não se ouvem ou mal se ouvem. No máximo, seriam portanto "consoantes surdas" cujo lugar visual numa língua de matriz europeia, antiga, logo supostamente civilizada, não pode estar em causa.

A única surdez, aqui, é a do poder político perante o clamor do senso comum. A única mudez, aqui, é a que resulta da inexistência de verdadeira representação popular nesta pseudodemocracia partidocrática perante a qual a própria consciência individual dos actores políticos, seja no Governo, seja na Assembleia da República, de pouco ou nada parece valer-nos.

Aquando da carta aberta que lhe dirigi, fez agora três anos, tive ocasião de falar com cRato em privado. Não digo o que me disse, nem o que lhe respondi. Venho pública e repetidamente chamar-lhe cRato e, para melhor compreensão, três anos volvidos, acrescento no inglês mais português e imperativo de que sou capaz: "Prove me wrong!" "

Médica, escritora e activista cívica


aqui.

novidades na educação?... poucas ou nenhumas...!


no público em linha...



"Melhor na liderança e gestão, pior nos resultados dos alunos. Esta é, em síntese, a imagem que sobressai da avaliação feita, em 2012/2013, a 144 agrupamentos e escolas não agrupadas do ensino básico e secundário, cujo relatório foi agora divulgado pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a entidade responsável por esta monitorização.

A acção desenvolvida em 2012/2013 inaugurou o segundo ciclo de avaliação externa das escolas. O primeiro decorreu entre 2006 e 2012. À semelhança do que então foi feito avaliaram-se três domínios: liderança e gestão; prestação do serviço educativo e resultados. Numa escala de classificação com cinco níveis (de excelente a insuficiente), e também como já sucedera em avaliações interiores, a liderança e gestão é o domínio onde se registou “maior número de classificações de muito bom (27,8%) e também a maior preponderância do nível bom (52,1%)”. O peso do nível suficiente foi menos expressivo neste domínio do que nos outros, correspondendo a um quinto das escolas avaliadas (20,1%).

Em contrapartida, a classificação de suficiente teve “o seu peso mais significativo no domínio respeitante aos resultados (31,2%)”, que foi também o que somou menos menções de bom (43,1%) e o único em que foi atribuída ainda a nota de insuficiente (0,7%).

Já a classificação de muito bom “apresentou um peso muito similar nos três domínios avaliados”: 27,8% na liderança e gestão; 26,4% na prestação do serviço educativo e 25% nos resultados. A classificação de excelente não foi atribuída a nenhum destes 144 agrupamentos e escolas não agrupadas situadas em território português, mas a escola portuguesa de Macau, que também foi avaliada naquele ano, recebeu esta menção nos três domínios.

A IGEC já avaliou, entretanto, mais 260 agrupamentos, mas os relatórios globais respeitantes às acções desenvolvidas em 2013/2014 e 2014/2015 ainda não estão disponíveis. 

Para além de classificar as escolas, a avaliação externa identifica o que considera serem os pontos fortes de cada estabelecimento e quais as áreas em que as escolas devem trabalhar para serem melhores. No domínio relativo ao governo das escolas, foi o item liderança, com 33%, que registou “o valor mais elevado de atributos positivos”. A gestão recolheu 6% e a auto-avaliação e melhoria, outros dos itens avaliados neste domínio, ficou-se pelos 3%, o registo mais fraco de todos.

O segundo item com maior peso de pontos fortes foi o que diz respeito às práticas de ensino (20%), um dos parâmetros avaliados no domínio relativo à prestação do serviço educativo, que abrange ainda a monitorização e avaliação do ensino e aprendizagem e o planeamento, ambos com 9% de asserções positivas. Um dos pontos fortes destacado pela IGEC neste domínio diz respeito às práticas desenvolvidas pelas escolas “no âmbito da prevenção da desistência e do abandono escolar”.

Os resultados académicos obtidos pelos alunos foi o segundo item com um menor peso de asserções positivas (4%). Neste item a IGEC destaca, como ponto forte, a “tomada de decisões relativas à implementação de medidas promotoras do sucesso”, mas em simultâneo assinala “dificuldades na identificação dos factores explicativos do insucesso, bem como na implementação de acções que contribuam eficazmente para melhorar os resultados dos alunos”. É uma das áreas a necessitar de melhorias.



A avaliação dos chamados resultados sociais valeu-lhe um segundo lugar na distribuição de pontos fortes (20%). Neste item avaliam-se aspectos relacionados, entre outros, com as formas de participação dos alunos na vida da escola, com a implementação de acções de educação para cidadania e com estratégias para desenvolver as competências sociais dos alunos. A IGEC considerou que, no geral, há uma reduzida participação dos alunos na vida das escolas e uma “insuficiente co-responsabilização dos mesmos nas tomadas de decisão e na organização de actividades”. Foi outra das áreas de melhoria identificadas neste relatório. 

Na Finlândia, uma das principais apostas da reforma do sistema educativo que será implementada a partir do próximo ano diz respeito, precisamente, ao maior envolvimento dos estudantes nas tomadas de decisão, nomeadamente na selecção dos currículos locais ou seja, na oferta específica proposta pelas diferentes escolas, em conjunto com os municípios, de modo a dar respostas às diferentes características e necessidades locais."

pode ler o resto do artigo... aqui.

no limite do inaceitável...?

2015-04-29 às 19:01 
"REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS «NUMA LÓGICA DE MAIOR PROXIMIDADE» VAI PERMITIR CRIAR UMA LOJA DO CIDADÃO EM CADA CONCELHO


O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional afirmou que a reorganização dos serviços públicos «numa lógica de maior proximidade» vai permitir a criação de uma Loja do Cidadão em cada concelho. Miguel Poiares Maduro fez estas declarações em Leiria, após a assinatura de protocolos do programa Aproximar com 41 municípios de quatro comunidades intermunicipais (Leiria, Oeste, Alto Tâmega e Viseu-Dão-Lafões), na qual estiveram também presentes os Secretários de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, e da Administração Local, António Leitão Amaro. 

Recordando que o Programa de Assistência Económica e Financeira, assinado com a toika, continha a «obrigação de redução, por exemplo, das repartições de finanças em 50%», o Ministro referiu que a ação do Governo «permitiu renegociar aquilo que constava do memorando de entendimento». 

«O Governo transformou uma dificuldade, que podia aumentar a assimetria do território nacional, numa oportunidade para repensar globalmente o funcionamento da administração pública, sem fechar serviços, mas reorganizando-os numa lógica de maior proximidade com, pelo menos, uma Loja do Cidadão em cada um dos municípios», acrescentou. 

Miguel Poiares Maduro referiu também que, «de acordo com aquilo que ficou estabelecido com a Comissão Europeia, vai ser feita uma avaliação deste modelo, podendo ser generalizado a todo o País a partir do próximo ano». 

«Os protocolos vão permitir a cada um dos municípios oferecer aos cidadãos quatro soluções para que possam tratar dos seus assuntos com o Estado de forma mais prática e mais rápida: Lojas do Cidadão, Espaços do Cidadão, Carrinhas do Cidadão e o Programa Porta-a-Porta», disse. 

Com a reorganização dos serviços de atendimento da administração pública, «que visa melhorar a qualidade e a sua proximidade aos cidadãos, vai igualmente conseguir-se uma melhor utilização dos recursos humanos para uma resposta mais rápida». 

Por outro lado, «só este ano, relativamente a estes 41 municípios que constam do projeto-piloto do programa Aproximar, em termos de rendas, por exemplo, temos uma poupança aproximada de um milhão de euros», afirmou, acrescentando que «haverá uma poupança bastante semelhante, ao nível dos custos de funcionamento». 

«Quando generalizarmos a todo o País e multiplicarmos por anos, podemos ver que a poupança é muito superior», acrescentou o Ministro, sublinhando «as poupanças, ao nível da libertação de certos edifícios públicos, que podem ser otimizados em termos patrimoniais, por parte do Estado»."


Apresentação do Programa Aproximar Tipo: PDF, Peso: 993,43Kb

no portal do governo...


comentário:

andaram a fechar escolas, centros de saúde, hospitais, tribunais, esquadras e estações de correio [fora aquilo que desconhecemos]... e isto ainda não acabou...

e agora abrem, com pompa e circunstância, lojas do cidadão...?

informações [educação]... ciências em rede, parlamento jovem... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 69 – 30/04/2015


Informações Gerais

Congresso "No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global"
O Congresso “No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global” irá ter lugar nos dias 7 e 8 de maio de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O evento é uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e das Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Efucação e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.

Este evento tem como desígnio propor uma reflexão, dedicada à comunidade científica e ao público em geral, sobre o significado e o papel das Ciências Sociais e das Humanidades no contexto geral da sociedade e do conhecimento.

O congresso propõe quatro abordagens dedicadas à reflexão e ao debate sobre o mundo global que habitamos: Sentir o Mundo, Conhecer o Mundo, Pensar o Mundo, Governar o Mundo. Cada um desses temas será introduzido por um conferencista, seguindo-se uma sessão, em mesa redonda, que reúne especialistas e cientistas de áreas disciplinares diferentes, aos quais se solicita que apresentem a sua perspetiva sobre o tema proposto.

A intenção é, a partir das contribuições das diversas áreas disciplinares, refletir conjuntamente sobre cada um desses temas, ilustrando a complementaridade e enriquecimento mútuo proporcionado por um diálogo transdisciplinar que inclua as ciências sociais e humanas.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em nocoracaodomundo@gmail.com.


Programa Parlamento dos Jovens
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A edição de 2015 deste programa conta com a colaboração do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ), das Direções Regionais da Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores e das Direções Regionais de Educação e de Juventude e Desporto da Região Autónoma dos Açores.

As atividades culminam com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

A sessão nacional relativa ao ensino básico realiza-se no Palácio de São Bento, nos dias 4 e 5 de maio, sob o tema "Combate ao Insucesso Escolar". Nos dias 25 e 26 de maio irá realizar-se a sessão nacional relativa ao ensino secundário, na qual se debaterá o tema "Ensino público e privado: que desafios?".


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

à atenção dos professores [concursos]... recursos... via dgae...!

30Abril2015  
Recurso Hierárquico - 22ª Reserva de Recrutamento 2014/2015
 
Aplicação disponível, durante os dias úteis, das 10:00 horas de quinta-feira, dia 30 de abril, até às 23:59 horas de quinta-feira, dia 7 de maio de 2015

pintura... flutuante #01... de pedro calapez...!


o boneco do dia...


no cm...

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Miguel Cadete
Hoje por Miguel Cadete
Diretor-Adjunto
30 de Abril de 2015
Da Nóvoa a subir, Sócrates a descer e a TAP vai ficar em terra 


Amanhã é feriado, Dia do Trabalhador, e por isso já sabemos que não há tempo a perder. Vamos aos factos! Quem esteve no lançamento da candidatura de Sampaio da Nóvoa, ontem, no Teatro da Trindade, em Lisboa: Mário Soares e Jorge Sampaio (na primeira fila), mãe e padrasto de António Costa (segunda fila), João Cravinho, Mário Lino, Rui Vieira Nery, Pinto Ribeiro (qual? apesar do rigoroso e perspicaz testemunho da jornalista Rosa Pedroso Lima ficou por esclarecer se era o causídico ou o culto, o ex-coordenador-geral da Gulbenkian ou o ex-ministro da Cultura), Jorge Lacão, Vítor Ramalho, Elza Pais, Duarte Cordeiro e Vasco Lourenço (outras filas). Família PS, portanto. Que disse o candidato? Caro leitor faça o favor de observar a compilação de distintas frases abaixo reproduzidas.

Quem não esteve? António Costa. E Ramalho Eanes, que teria completado um hat-trick ao juntar todos os Presidentes eleitos em democracia. Quem nunca podia estar? Cavaco Silva! O atual Presidente não esteve de corpo presente mas por lá se encontrou o seu espírito. Não por ter sido ele a lançar Sampaio da Nóvoa na vida política, no já distante 10 de Junho de 2012, mas por certamente se ter revisto num dos argumentos atirados à esgotadíssima plateia de 480 almas: a ausência de carreira política não é, para Nóvoa, uma desvantagem. É, pelo contrário, “a diferença” desta candidatura. Uma carta de princípios será apresentada brevemente, anuiu.

O que precisamos mesmo saber: Amanhã há aviões da TAP apesar da greve marcada para os próximos dez dias? Há, sim. Em serviços mínimos. Sobretudo para a Madeira e Açores mas também para o Brasil e Angola, além de outros países com largas comunidades portuguesas. Ao todo, esses voos representam cerca de 10% do total de voos agendados. Pode haver mais? Sim, pode. Na medida em que a greve dos pilotos seja furada por outros pilotos que discordem do sindicato que a convocou, o SPAC. A greve pode ser desmarcada? É pouco crível, ao contrário do que sucedeu em outras ocasiões. Não só porque o SPAC reafirmou ontem, em comunicado, a sua luta mas, sobretudo, porque o Governo e a administração da TAP já disseram que não podem ir mais longe. Não há qualquer reunião marcada entre as partes, escreve o Diário de Notícias.

Oferecemos o que não podíamos, queixou-se o administrador Fernando Pinto. Ontem, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse na SIC Notícias que “este acionista – o Estado – já deu o que tinha a dar. Acabou”. E desenhou o cenário para o futuro da transportadora aérea: “se a empresa não tiver dinheiro para solver os seus compromissos, fecha”. Ou é obrigada a uma reestruturação como sucedeu na Polónia e no Chipre onde saíram 30% a 40% dos trabalhadores. E em jeito de conclusão, depois de garantir que o Governo não desiste do processo de privatização cujas propostas podem chegar até dia 15 de maio: “a TAP não vai ser a mesma no dia 16 de maio”.

O ministro da tutela, Pires de Lima, também disse que se a greve for para a frente o efeito será “tremendo para a TAP”, apesar de os pilotos serem os primeiros a encontrar emprego. Pedro Santos Guerreiro e Daniel Oliveira, e os outros trabalhadores da TAP que hoje se manifestaram contra a greve, também assumem que os pilotos se encontram isolados. Também a oposição, como António Costa, possível futuro primeiro-ministro, voltou as costas à luta dos pilotos.

E Sócrates, o ex-primeiro-ministro, está tramado? Ainda não se sabe. Mas o Ministério Público continua a acumular indícios. Depois da prisão há uma semana de Joaquim Barroca, o administrador do Grupo Lena, ontem foram conhecidos os mandados de busca que conduziram à sua detenção. De acordo com informação vinda dos bancos suíços, o ex-primeiro ministro terá recebido 12 milhões oriundos de empresas controladas por Hélder Bataglia (fundador da ESCOM), três milhões do próprio Grupo Lena e outros dois milhões de um empresário holandês, Jeroen van Dooren tal como revelou ontem o Expresso Diário e está hoje na capa da revista “Sábado”.

O caso dos vistos gold continua a mexer. Ontem foram efetuadas buscas em 34 lugares, Ministérios das Finanças e Ministério dos Negócios Estrangeiros incluídos. A Operação Labirinto está a passar rente à Operação Marquês, que envolve Sócrates. O Expresso Diário noticia que a empresa Inteligent Life Solutions, detida por Lalanda e Castro também ele visado na Operação Marquês, terá feito pressões junto de “pessoas influentes” no sentido de apressar a atribuição de vistos a cidadãos líbios.


OUTRAS NOTÍCIAS 

A coligação de direita teve ontem à noite luz verde dos partidos para andar. Passos e Portas querem escolher o seu candidato presidencial, vincando a simetria face à candidatura de esquerda. Para isso, admitiram que o podem escolher ainda antes das legislativas, apressando todo o processo, ao contrário do que tinham dito noutras luas. “Preferencialmente”, disse Passos Coelho ontem à noite, será depois das legislativas. “Preferencialmente”. Mas a Agenda para a Década e o lançamento da candidatura de Sampaio da Nóvoa podem ter obrigado a acelerar o ritmo. Rui Rio é o nome de que se fala, em detrimento de Marcelo Rebelo de Sousa ou Pedro Santana Lopes. Qual dos três dá mais?

A chamada lista dos pedófilos deixou a ministra da Justiça quase tão isolada quanto os pilotos da TAP. “Não desistirei”, disse Paula Teixeira da Cruz na Assembleia da República depois de oposição, Procuradoria Geral da República, Comissão Nacional de Proteção de Dados e constitucionalistas terem contestado a fundamentação da sua proposta para criar uma lista de abusadores sexuais de menores com efeitos muito para lá das penas a que foram condenados. A lei será votada hoje no Parlamento e deverá ser aprovada pela maioria. Os pais poderão a partir de então consultar uma lista em que estarão arrolados os pedófilos que vivem nas redondezas.

Do Bloco de Esquerda ao CDS, todos os partidos aprovaram as conclusões do relatório da Comissão Parlamentar Interbancária sobre o caso BES. Todos? Não, quase todos. A primeira parte é consensual mas o final gerou divergências, sobretudo entre BE e PCP que pugnaram para que a responsabilidade de Ricardo Salgado na manipulação das contas do BES fosse mais vincada. A esse respeito vale a pena ler a opinião de João Vieira Pereira no Expresso Diário, que desconfia dos casos em que há burlas e burlados mas não se encontram os burlões..

FRASES (especial Sampaio da Nóvoa) 

“Não foi fácil a decisão de me candidatar” (para a família)

“Não venho para deixar tudo na mesma” (para outros descontentes)

“Não serei um espetador impávido da degradação da nossa vida pública” (para Cavaco Silva)

“Um Presidente pode fazer a diferença” (idem)

“Não me resignarei perante a destruição do Estado Social” (aspas aspas)

“Chegou o tempo de acordar e despertar” (para os adormecidos)

“O que falta a Portugal? Um projeto de mudança” (para os aborrecidos)

“Unir os portugueses e criar pactos para o futuro” (para os desunidos)

“(Portugal) tem tudo para ser um país de referência no século XXI” (para o diretor da Monocle. E para o secretário de Estado do Turismo)

“Não podemos perder o país que conseguimos levantar nas últimas décadas, nem por silêncio, nem renúncia” (para a comunidade de fãs dos Silence 4)

“(Darei) especial atenção às Forças Armadas, militares e antigos combatentes” (para a comunidade castrense)

“(A minha campanha terá) uma grande contenção de custos e enorme transparência de contas” (para a comunidade de fãs de Vítor Gaspar)

“Nas últimas décadas, os portugueses criaram condições como nunca tiveram nas suas vidas em tantos domínios. Não deixemos que tudo isto voe para trás. Podemos preparar-nos” (para a comunidade académica e científica, aprés Mariano Gago)

“Que não se feche na Europa, que se abra ao mundo e em particular à língua portuguesa" (para a comunidade da Lusofonia. Inclui Guiné-Equatorial?)

“Não podemos continuar à espera que nos salvem” (para chatear a comunidade católica, mais a messiânica e sebastianista)

“Peço a todos que se elevem acima da mediocridade e não esmoreçam perante as dificuldades” (para todos os estrangeiros)


O QUE ANDO A LER 

Um livro que foi publicado na semana passada sobre “A Charola do Convento de Cristo – História e Restauro” mas que é sobre um monumento que se começou a construir no século XII. Resulta de um processo de restauro que durou 25 anos para terminar em 2013. Um dia, em 1987, fizeram ali uma missa que foi transmitida na Eurovisão e só então se reparou no estado deplorável das pinturas murais da Charola. Não sou eu que o digo, é a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, ao Diário de Notícias. A sede dos Templários em Portugal nunca será demais conhecida: seja pelas pinturas de Gregório Lopes, pela arquitetura de João de Castilho ou por tudo o mais. Fica a 117 quilómetros de Lisboa (e 170 de Évora), mas é também o lugar de planta octogonal que tem a forma dos espaços de batismo e de sepultamento, onde os vivos e os mortos se podem encontrar. Ou se quisermos, a mesma arquitetura de muitos edifícios de Jerusalém. Uma maneira de unir o Ocidente e o Oriente, tal como inúmeros livros empenhados na charlatanice nos ensinaram. Não é o caso deste, que é coisa séria e monografia dada ao pormenor. Mas também conta histórias épicas, como a do monumental cadeiral que as tropas napoleónicas fizeram arder em 1810. Hoje só se conhece o seu desenho. E ele lá está, nesta edição de mais de 370 páginas da DGPC, por uns módicos €37.5. Caso lhe perguntem se os templários assistiam à missa na Charola montados a cavalo, não acredite. Não vem neste livro. Mas há lá um cinto mais a respetiva fivela esculpidos na pedra que são de pasmar. Dizem que é da Ordem da Jarreteira. Honi soit qui mal y pense.

Por agora é tudo.

informações [educação]... encontro tic 2015... via dge...!

Encontro TIC@Portugal’ 15

Terá lugar no próximo dia 3 de julho de 2015 o Encontro TIC@Portugal, uma iniciativa da Associação EDUCOM/APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC. Este evento tem como objetivo refletir sobre as práticas do uso das TIC em Educação.

O Encontro pretende dar voz aos educadores e professores que usam as TIC, através da apresentação do seu trabalho, e convida especialistas a contribuírem com o que de mais recente se tem realizado neste domínio. Será uma oportunidade para se discutir a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem, com especial ênfase para a utilização dos dispositivos móveis em educação.

Tal como em edições anteriores, este evento decorrerá a nível nacional, contando com a colaboração dos diversos Centros de Competência TIC da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência bem como de Instituições do Ensino Superior que integram e complementam, com sessões locais e por videoconferência, a iniciativa TIC@Portugal’15 a decorrer em Faro e no Monte de Caparica.

Todos os professores e educadores são convidados a apresentarem publicamente o trabalho que desenvolvem nas suas escolas, com especial ênfase para o que envolva situações de utilização das TIC em contextos de ensino e aprendizagem. Serão também muito bem acolhidas todas as apresentações que relatem pequenas investigações em educação, na área das TIC.

Para mais informações, deve ser consultada a página web do evento disponível em http://ticportugal.educom.pt

TIC2Portugal

legislação [educação]... acordos e rectificação... via boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 69 – 30/04/2015

Publicado em Diário da República

Aviso n.º 33/2015. Diário da República n.º 84/2015, Série I de 2015-04-30, do Ministério dos Negócios Estrangeiros
Torna público que foram cumpridas as respetivas formalidades constitucionais internas de aprovação do Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Indonésia nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Turismo, Juventude, Desporto e Comunicação Social, assinado em Jacarta, a 22 de maio de 2012.

Aviso n.º 35/2015. Diário da República n.º 84/2015, Série I de 2015-04-30, do Ministério dos Negócios Estrangeiros
Torna público que a República Portuguesa depositou o seu instrumento de aprovação relativo ao Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados Membros da CPLP, assinado em Lisboa em 2 de novembro de 2007.


Retifica a Portaria n.º 75/2015, de 12 de março, dos Ministérios das Finanças, da Defesa Nacional e da Educação e Ciência, que estabelece as adaptações aplicáveis à avaliação do desempenho dos docentes em exercício efetivo de funções integrados em mapas de pessoal dos estabelecimentos ou instituições de ensino sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional e revoga a Portaria n.º 240/2011, de 21 de junho, publicada no Diário da República, n.º 50, 1.ª série, de 12 de março de 2015.

Declaração de Retificação n.º 316/2015. Diário da República n.º 84/2015, Série II de 2015-04-30
, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar

Retificação do Despacho n.º 3805/2015 de 26 de março de 2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 74, de 16 de abril de 2015. 


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

legislação [geral]... compromisso verde... no dre...!

Diário da República n.º 84/2015, Série I de 2015-04-30


Presidência do Conselho de Ministros 

Aprova o Compromisso para o Crescimento Verde

deve valer a pena... uma visita...!



no público...

continuando o dia... (?)



Sindicato dos pilotos inflexível. Greve vai mesmo avançar
TAP. Sem reuniões marcadas para uma última tentativa de acordo, a paralisação que afetará 300 mil passageiros será para cumprir. Pilotos contra a greve vão assegurar alguns voos além dos serviços mínimos.


no dn em linha...

o roteiro da actualidade [capas e destaques]...

nota:
esta apresentação não corresponde a qualquer critério editorial ou hierarquia, logo não foi editada salvo no tipo de letra, e é a transcrição exacta da mensagem de comunicação [quando exista], tal como é recebida, exceptuando a informação das publicações desportivas.
acresce a edição pessoal de algumas capas, quando disponíveis e que não constam da respectiva mensagem ou estão desfasadas nas datas [estas não estão torneadas a negro como, normalmente, as da mensagem original].
via jornais do dia.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

ONU lança apelo urgente a doações para sobreviventes do sismo no Nepal
China vai multar organizações particulares que façam previsão meteorológica
Segundo avião francês chega ao Nepal para dar assistência às vítimas do sismo
Dois deslizamentos de terras deixam mais de 7.000 chineses sem água
Pequim multa fornecedor da McDonald's em 566 mil euros por poluição
Coreia do Norte critica Shinzo Abe por não se desculpar por escravas sexuais
Subdiretor do departamento de segurança pública de Xian investigado por corrupção

Capa do Público Público

Autorizado primeiro bebé-medicamento em Portugal
Descubra as diferenças
Mármore, ferro e esperança
Bebés-medicamento já nasceram em vários países
França, um estranho conceito de liberdade
As cicatrizes alemãs
Psicólogos e prisões: mais uma (sem) vergonha consciente e assumida!

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

Já ouviu o seu líder em outras rotações?
Ministério Público aperta o cerco a Miguel Macedo
Hospital decidiu interromper gravidez de criança de 12 anos
Conheça a chave do Totoloto hoje sorteada
Ministra da Justiça e a lista de pedófilos: "Os pais não vão ter acesso à lista"
Incêndio numa fábrica em Matosinhos faz um ferido
Prisão preventiva para alegado autor do quádruplo homícidio

Capa do Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Beckham celebra 40.º aniversário em Marrocos
Violência em manifestação de professores no Brasil
Metro de Lisboa tem níveis de ruído que podem afetar a saúde
Mais resíduos do que o previsto adiam solução em S. Pedro da Cova
Tripulação do navio capturado pelo Irão está fora de perigo
Político anti-gay enviava fotos porno a homens
DiCaprio está obcecado com o Tinder

i i

Capa do Diário Económico Diário Económico

Os PPR em comercialização que mais ganharam em 2014
PPR renderam o dobro dos depósitos em 2014
PSD estuda crédito fiscal para salários mais baixos
Possíveis candidatos à privatização
Caderno de encargos restringe gestão de privados
Capitalização através de ajudas de Estado: sim ou não?
TAP sem privatização tem de encolher

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Anacoreta Correia espera melhor condução, coesão e abertura da coligação PSD/CDS-PP
Conselho Nacional do CDS-PP aprova esmagadoramente coligação com PSD
WSJ: Apple terá encontrado um defeito numa componente do seu relógio
Gross: Fed subirá juros este ano para mostrar que o pode fazer
Moody's corta rating da Grécia para oitavo nível de lixo
Ministério da Educação promete nova legislação na educação especial em breve
Conselho Nacional do PSD aprova por unanimidade coligação com CDS-PP

Oje Oje

Fornecedores da Airbus e Boeing vão trazer empresas para Évora
BPI passa de prejuízo a lucro de 31 milhões no 1º trimestre
O Conselho da Europa, as relações laborais e a proteção de dados pessoais
Coworking ou não coworking, eis a questão…
A reabilitação e o cluster do turismo
Gestores ou empresas?
O futuro da reorganização administrativa da cidade de Lisboa


Capa do Destak Destak

ONU lança apelo urgente a doações para sobreviventes do sismo no Nepal
China vai multar organizações particulares que façam previsão meteorológica
Segundo avião francês chega ao Nepal para dar assistência às vítimas do sismo
Dois deslizamentos de terras deixam mais de 7.000 chineses sem água
Pequim multa fornecedor da McDonald's em 566 mil euros por poluição
Coreia do Norte critica Shinzo Abe por não se desculpar por escravas sexuais
Subdiretor do departamento de segurança pública de Xian investigado por corrupção



e, ainda, o metro, o sol, a sábado, a visão e o vida económica...


Metro - Lisboa

SOL

Sábado

Visão


Vida Económica

à atenção dos professores [concursos]... 22º reserva de recrutamento [lista e aceitação]... via dgae...!


Aplicação disponível até às 23:59 horas do dia 4 de maio de 2015 (Hora de Portugal Continental) 


Publicitação das listas de Colocação e Não Colocação - 22ª Reserva de Recrutamento


22ª Reserva de Recrutamento - Docentes de Carreira - ano escolar de 2014/2015 





Listas de Colocação 22ª Reserva de Recrutamento - Docentes de Carreira 


EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 

100 - Educação Pré-Escolar  Colocação


1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 

110 - 1º Ciclo do Ensino Básico  Colocação


2º CICLO DO ENSINO BÁSICO 

200 - Português e Estudos Sociais-História  Colocação

210 - Português e Francês  Colocação

220 - Português e Inglês  Colocação

230 - Matemática e Ciências da Natureza  Colocação

240 - Educação Visual Tecnológica  Colocação

250 - Educação Musical  Colocação

260 - Educação Física  Colocação

290 - Educação Moral e Religiosa Católica  Colocação


3º CICLO DO ENSINO BÁSICO-SECUNDÁRIO 

300 - Português  Colocação

310 - Latim e Grego  Colocação

320 - Francês  Colocação

330 - Inglês  Colocação

340 - Alemão  Colocação

350 - Espanhol  Colocação

400 - História  Colocação

410 - Filosofia  Colocação

420 - Geografia  Colocação

430 - Economia e Contabilidade  Colocação

500 - Matemática  Colocação

510 - Física e Química  Colocação

520 - Biologia e Geologia  Colocação

530 - Educação Tecnológica  Colocação

540 - Eletrotecnia  Colocação

550 - Informática  Colocação

560 - Ciências Agro-Pecuárias  Colocação

600 - Artes Visuais  Colocação

610 - Música  Colocação

620 - Educação Física  Colocação


EDUCAÇÃO ESPECIAL 

910 - Educação Especial 1  Colocação

920 - Educação Especial 2  Colocação

930 - Educação Especial 3  Colocação