terça-feira, 29 de março de 2016

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 42 — 24/03/2016

Informações Gerais

Fórum aQeduto 4
 
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, está neste momento a desenvolver o Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação. O Projeto aQeduto visa explicar, através de uma linguagem acessível, mas sem desvalorizar o rigor científico na análise das relações estudadas, a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos, as escolas e o país.
 
O Fórum aQeduto 4, a realizar no dia 28 de março, é o quarto de 11 fóruns que decorrerão mensalmente até outubro de 2016. Neste 4.º  fórum, intitulado "O pré-escolar faz a diferença?", será debatido o impacto da frequência no pré-escolar nos resultados PISA dos alunos. Este fórum conta com a participação da Professora Gabriela Portugal, investigadora na Universidade de Aveiro, na área da infância, e autora do livro Avaliação em Educação Pré-Escolar - Sistema de Acompanhamento das Crianças.
 
Entrada livre mediante inscrição prévia.
 
Prémio Universidade de Lisboa 2016
 
Até 25 de março de 2016 estão abertas as candidaturas para o Prémio Universidade de Lisboa (ULisboa) 2016. Este prémio é atribuído anualmente com o objetivo de distinguir o mérito de uma individualidade que tenha contribuído de forma notável para o progresso da Ciência e/ou da Cultura e projeção internacional de Portugal.
 
Os critérios de seleção para atribuição do prémio são os seguintes:
 
• a qualidade e quantidade de publicações;
• o rigor e originalidade dos trabalhos;
• os prémios e distinções recebidas;
• os cargos desempenhados.
 
 
Nas férias da Páscoa, até 3 de abril, o Museu Nacional do Azulejo convida-o a visitar o museu e o Convento da Madre de Deus com as suas crianças (dos 4 aos 12 anos), disponibilizando um conjunto de fichas que lhe permitirão percorrer o museu de uma forma divertida e que os seus filhos irão adorar! Um desafio para toda a família!
 
Para participar no peddy paper, não precisa de fazer marcação prévia, basta solicitar na receção do museu.
 
Atividade gratuita, mediante bilhete de entrada no museu.
 
 

Boletim Informativo n.º 43 — 28/03/2016


Informações Gerais

 
As Jornadas de Reflexão “Educação Inclusiva: Utopia ou Imperativo?”, uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento (CA) dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), presidida pela Direção-Geral da Educação (DGE), terão lugar no próximo mês de abril, abrangendo diversas áreas geográficas.
 
Organizadas pelas Delegações de Serviços Regionais da DGEstE, em conjunto com as organizações com assento na CA dos CRI, as Jornadas têm como destinatários os Agrupamentos de Escolas (AE) e CRI parceiros, podendo inscrever-se elementos da direção dos AE, docentes de educação especial, terapeutas e psicólogos dos CRI, bem como encarregados de educação.
 
As inscrições decorrem até ao dia 30 de março.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário